quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Paris

Segundo a wikipedia:
<<Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France.  A cidade se situa num dos meandros do rio Sena.
Paris deve seu nome aos Parísios, um povo gaulês que habitava a região antes da chegada das tropas de César, em 52 a.C..  Os Parísios foram liderados por Vercingétorix para lutar contra os invasores romanos, porém sem sucesso.  Após conquistá-los, os romanos rebatizaram seu assentamento como Lutetia Parisiorum.  Ao longo do século IX, essa denominação, aos poucos, deu lugar ao nome atual. 
Lutécia contava com um fórum, palácios, banhos, templos, teatros, e um anfiteatro.  A vila foi cristianizada por São Denis, martirizado no ano 272.  A Lutécia foi afetada pelas grandes invasões e a sua população se refugiou na île de la Cité, fortificada com pedras recuperadas de grandes edifícios arruinados. 
Termas romanas embaixo do Quartier Latin
Em 451, a Santa Genoveva, futura padroeira da cidade, conseguiu convencer os habitantes a não fugir diante dos Hunos de Átila, que são repelidos efetivamente sem combate.
A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração duma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral.  Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte.
Capela da Sorbonne, Universidade de Paris
Ao fixarem-se os Reis da França e, depois, também a corte (o que incluía grande parte da alta nobreza francesa), sua importância econômica e política não cessou de crescer. 
   Museu do Louvre
Palácio do Louvre, Cour carrée
Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.
Hôtel de Ville (prefeitura) a noite
No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque.
               
Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na a cidade mais visitada do mundo francófono.
                   
                      Camile Pissaro, La avenue de l'Opera                                                  Opera Garnier
A comuna é dividida em 20 arrondissements de freguesia criados quando da extensão territorial de 1860Estes vinte arrondissements estão distribuídos segundo uma espiral que se desenvolve no sentido dos ponteiros do relógio a partir de um ponto central da cidade localizado no Louvre (1º arrondissement).
Ocupa um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.  Por abrigar numerosos monumentos é, também, uma cidade importante na história do mundo.
Galleries Lafayette, interior, cúpula
Paris é a capital econômica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram.  A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais.
Place de l'Etoile, Arc du Triumph
Em 1991, os cais do Sena, desde a Pont Sully até a Pont d'Iéna, são postos na lista do Património Mundial da ONU para a educação, a Ciência e a Cultura, ao título de notável conjunto fluvial-urbano com seus vários monumentos os quais constituem obras-primas da arquitetura e da razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário