terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Nice

Segundo a wikipedia:
Nice conta com cerca de 400.000 habitantes e sua área metropolitana tem cerca de 1 milhão (2010).
Nice (Niceia) foi fundada aproximadamente, há 2300 anos pelos gregos, na costa Ligúria e recebeu o nome de Nike ou Niceia (Niké era o nome da deusa da vitória) em honra da vitória contra os Lígures, os povos nativos locais.  A origem do nome vem do grego Nikaia - vitoriosa - e a versão latina é Nicæa.
Com a queda de Napoleão, depois do Congresso de Viena (1815), voltou a fazer parte do reino da Sardenha, um dos que formaram a Itália moderna.  Foi "anexada" à França em 1860, por meio do tratado de Villafranca.  Com a reunificação italiana no século XIX, coube a França comprometer-se com a anexação de Nice.  A anexação francesa é ratificada pelas vozes da população local, embora muitos historiadores afirmem que a França tenha distorcido o resultado.
Em 1871, a população da cidade liderada por Giuseppe Garibaldi, que nasceu em Nice, se revoltou contra o governo francês pedindo a reunificação com o Reino da Itália, mas o novo governo de Paris reprimiu a revolta muito violentamente.  Foi proibido o idioma italiano em Nice, como início de um processo de "francesização" da região.
Algumas placas indicam, além da forma francesa Nice, a forma provençal Nissa.
Situada no fundo da baía dos Anjos, perfeitamente abrigada por um anfiteatro de colinas, Nice está situada na costa do Mar Mediterrâneo, em uma baía fechada sobre o agrupamento montanhoso Mercantour.
Diversas colinas dominam a cidade, sendo a mais conhecida a de Cimiez, com seus vestígios antigos.  Outra colina legendária é a do castelo (Chateau de Nice), que separa a cidade velha do porto.
Nice também é famosa por sua parte velha (Vieux-Nice), pelo cours Saleya, que abriga mercados e restaurantes, pelos hotéis Régina - onde morou Matisse - e Negresco.  Pelos museus Chagall e Matisse, pelo Mamac (Museu de Arte Contemporânea), e pelo Passeio dos Ingleses (La Promenade des Anglais), que se estende do teatro de Verdure até o aeroporto por vários quilômetros à beira-mar.
O Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais)
Nice é a segunda cidade turística francesa (após Paris), fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância por causa dos Alpes, permitiu à cidade possuir o segundo mais movimentado aeroporto da França.>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário