sábado, 14 de dezembro de 2013

Nostradamus

Segundo a wikipedia:
<<Michel de Nostredame, mais conhecido sob o nome de Nostradamus (Saint-Rémy-de-Provence, 14 de dezembro de 1503 ou 21 de dezembro de 1503Salon-de-Provence, 2 de julho de 1566), foi um apotecário e médico da Renascença que praticava a alquimia.  Seu Nostredame vem de seu avô (judeu), que escolheu o nome de Pierre de Nostredame quando se converteu ao catolicismo.
Aos 26 anos de idade, após alguns anos como farmacêutico, ele entrou na Universidade de Montpellier para cursar doutorado em medicina.  Um ano depois, ele foi expulso da universidade porque eles descobriram que ele era farmacêutico e, isso era proibido segundo os estatutos da universidade.  
Depois da expulsão, Nostredame voltou a ser apotecário e se tornou famoso por criar uma "pílula rosa" que supostamente protegia as pessoas daquela praga, por conter altas doses de vitamina C.
Foi o primeiro a descrever o ácido benzoico, obtido por sublimação da goma de benjoim, obtida do benjoeiro (o benjoim ou óleo de benjoim é nome dado à resina procedente da goma extraída da casca da árvore, esta resina é depois misturada com álcool da própria madeira sendo usada como fixador de perfumes, até os dias de hoje.  É empregado em vários produtos como incenso e tradicionalmente usado como defumador e o conhecido "Balsamo do monge", uma tintura indicada para problemas respiratórios).
Styrax benzoin
Com seus conhecimentos sobre o ocultismo e com a sua suposta habilidade de prever o futuro, começou a escrever uma série de almanaques anuais e passou a utilizar o seu nome em latim - NostradamusQuando ele lançou o livro Les Propheties, muitas pessoas passaram a pensar que ele era o demônio e o chamavam de herege.  O livro chamou a atenção de Catarina de Médicis e depois ela o chamou para Paris para perguntar a ele qual seria o futuro de seus filhos através do horóscopoTeve contatos com três reis da França Rei Henrique II , Rei Francisco II e Rei Carlos IX, graças à rainha Catarina de Médicis, esposa do primeiro e mãe dos seguintes.
Dedicou muito do seu tempo ao estudo da Astrologia, Alquimia, Literatura e talvez Teologia. As profecias de Nostradamus encontram-se ligadas à história do catolicismoFoi considerado um homem erudito, além de seu tempo e, aliava-se ao fato de conhecer o latim e o grego, que lhe possibilitava obter conhecimentos de fontes importantes. Sua grande erudição, conhecimentos de astrologia e astronomia, aliados à intuição, permitiam-lhe um raciocínio bastante acurado a respeito do futuro. 
Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência.  Sua obra mais famosa, As Profecias, é composta de versos agrupados em quatro linhas (quatrains), organizados em blocos de cem (centuries) e algumas pessoas acreditam que estes versos contém previsões codificadas do futuro.
Pesquisadores de universidades muito conhecidas como Ottawa, Cambridge e Sorbonne desenvolveram uma teoria em que as quadras de Nostradamus se baseavam num fato histórico anterior à sua obra e inspiravam as quadras "futuras".  Algumas citações de Plutarco, um historiador grego, são literais, outras, do historiador romano Suetônio, outras do Mirabilis Liber, etc.
Na Biblioteca de Paris há mais de duzentas obras que querem ter o mérito de terem sido produzidas por Nostradamus, mas são apenas falsificações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário