sábado, 14 de dezembro de 2013

Jorge VI do Reino Unido

Segundo a wikipedia:
<<Albert Frederick Arthur George (Norfolk, 14 de dezembro de 1895 — Norfolk, 6 de fevereiro de 1952) foi rei do Reino Unido e dos Domínios da Commonwealth.
Nasceu durante o reinado de sua bisavó, a rainha Vitória e no aniversário da morte de seu bisavô, o príncipe consorte Alberto.  Seu pai era o príncipe Jorge, duque de Iorque (futuro Jorge V) e sua mãe era a duquesa de Iorque (futura rainha Maria).
A rainha Vitória acalmou-se com a proposta de dar ao novo príncipe o nome de Alberto e escreveu à duquesa de Iorque: "Estou impaciente para vê-lo; nascido num dia tão triste, mas um pouco mais caro para mim, especialmente porque ele vai ser chamado por esse nome querido, que é sinônimo de tudo o que é grande e bom."   Em família, entretanto, era chamado informalmente de "Bertie".
O real brasão de armas do Reino Unido desde o reinado de Vitória, possuindo as Armas Reais da Inglaterra, Escócia e Irlanda.
Sofria de problemas de saúde e foi descrito como "facilmente assustável e alvo propenso às lágrimas".  Sofria de problemas estomacais crônicos (devido a uma úlcera péptica – que o levaria a ser operado em 1917) e de joelho valgo - que o obrigaram a usar dolorosas talas corretivas.  Tinha gagueira e foi forçado a escrever com a mão direita, embora fosse canhoto.
Apesar de suas notas nos exames finais ficarem abaixo da média da sua turma, ele foi promovido para o Britannia Royal Naval College.
Serviu à marinha e à força aérea durante a Primeira Guerra Mundial.
Como era o segundo filho de Jorge V (neto da rainha Vitória e primo-irmão do czar Nicolau II da Rússia) não era esperado que herdasse o trono. 
Jorge V
Em 4 de junho de 1920, foi nomeado duque de Iorque, conde de Inverness e barão de Killarney.  Ele começou a assumir mais tarefas reais, representando seu pai em visitas a minas de carvão, fábricas e ferrovias.  Tais visitas lhe renderam o apelido de "Príncipe Industrial".
Em 1920, o príncipe reencontrou a jovem lady Elizabeth Bowes-Lyon e estava determinado a desposá-la, mas a pretendente recusou suas propostas por duas vezes. 
"Rainha mãe"
Após um longo namoro, Elizabeth aceitou seu pedido de casamento, casando-se em 1923 na Abadia de Westminster, tiveram duas filhas: Isabel (Elizabeth - chamada familiarmente de "Lilibet") e Margarida (Margareth).
Isabel II com a irmã Margarida (à frente) e a sua avó Maria de Teck (ao lado)
Uma viagem por mar para a Austrália, Nova Zelândia e Fiji levou-o à Jamaica, onde Alberto jogou uma partida de tênis em dupla com um homem negro - o que era incomum para a época e foi tomado localmente como uma demonstração de igualdade racial.
Em 1936, com a morte de seu pai, seu irmão mais velho ascendeu ao trono como Eduardo VIII. 
Eduardo VIII
No entanto, menos de um ano depois, o novo rei manifestou o interesse de casar-se com a socialite plebeia norte-americana Wallis Simpson (que já havia se divorciado duas vezes), com quem já mantinha um relacionamento.  Advertido pelo primeiro-ministro Stanley Baldwin de que não poderia permanecer como rei casando-se com uma mulher divorciada, com dois ex-maridos vivos.  Eduardo VIII então, decidiu abdicar em favor de Jorge, que se tornou Jorge VI, o terceiro monarca da Casa de Windsor.
Pintura de sir Gerald Kelly retratando Jorge VI com o Cetro de Santo Eduardo
(ornado pelo diamante Cullinan I, de 530 quilates) e a Coroa Imperial do Estado (à direita).
No dia de sua ascensão (11/12/1936), o Oireachtas, parlamento do Estado Livre Irlandês, retirou a menção direta ao monarca de sua Constituição, declarando formalmente a república e deixando a Comunidade de Nações. 
Bandeira da Irlanda   Brasão de armas da Irlanda
República da Irlanda: bandeira e "brasão de armas"
Jorge VI também foi forçado a comprar do irmão, o castelo de Balmoral e Sandringham House, uma vez que eram propriedades privadas do ex-rei.
Balmoral Castle.jpg 
           Castelo de Balmoral (Escócia)                                       Sandringham House (Norfolk)
A crescente possibilidade de guerra na Europa dominou o início do reinado de Jorge VI.  O rei estava constitucionalmente obrigado a apoiar a política de apaziguamento do primeiro-ministro Neville Chamberlain para com Hitler
Neville Chamberlain
Embora fosse amplamente popular entre o público geral, a política de Chamberlain para com Hitler foi objeto de alguma oposição na Câmara dos Comuns, o que levou o historiador John Grigg a descrever o comportamento do rei como "o ato mais inconstitucional tomado por um soberano britânico neste século".
Foi o primeiro monarca reinante do Canadá a visitar a América do Norte.  O casal real esteve com o presidente Roosevelt na Casa Branca e em sua propriedade privada em Hyde Park, Nova York.  Um forte laço de amizade foi forjado entre o casal real e o presidente durante a turnê, que teve grande importância nas relações entre os Estados Unidos e o Reino Unido durante os anos de guerra que se seguiram.
Casal real com Eleanor Roosevelt, ao centro
Em 1939, o Império e a Comunidade de Nações declararam guerra à Alemanha Nazista.  Nos dois anos seguintes, declarou-se guerra também à Itália e ao JapãoJorge VI e sua esposa resolveram ficar em Londres, apesar dos bombardeios alemães.  Eles permaneceram oficialmente Palácio de Buckingham durante toda a guerra, embora geralmente passassem as noites no Castelo de Windsor 
  
                   Palácio de Buckingham                                     Castelo de Windsor
Em 13 de setembro o rei e a rainha escaparam da morte, quando duas bombas alemãs explodiram num pátio no Palácio de Buckingham enquanto eles estavam lá.  A família real foi vista como aquela que partilhava dos mesmos perigos e privações que o resto do país.  Foram submetidos a racionamentos e restrições e mesmo a primeira-dama dos Estados Unidos, Eleanor Roosevelt, quando esteve hospedada no palácio, comentou sobre a comida racionada, a água limitada para o banho e a falta de aquecimento nos aposentos. 
Em 1940, Winston Churchill, foi eleito o novo primeiro-ministro e pode-se dizer que entre ele e o rei desenvolveu-se "a mais próxima relação pessoal entre um monarca e um primeiro-ministro na história moderna britânica".
Durante a guerra, o casal real viajou por toda a Grã-Bretanha, visitando locais bombardeados e fábricas de munição. O rei chegou mesmo a visitar diversas bases militares no exterior.  Seu elevado perfil público e a determinação aparentemente incansável lhe garantiram a posição de símbolo da resistência nacional.
Em agosto de 1942, o irmão do rei, o príncipe Jorge, foi morto em uma missão da RAF.
Em 1945, durante as celebrações do Dia da Vitória na Europa a multidão postada diante do Palácio de Buckingham gritava "queremos o Rei!".  O rei convidou Churchill a aparecer com ele na sacada para a aclamação popular. 
Em janeiro de 1946, compareceu à primeira assembleia da Organização das Nações Unidas, realizada em Londres, e reafirmou "a nossa fé na igualdade de direitos entre homens e mulheres e entre as nações grandes e pequenas".
Embora o Reino Unido e seus aliados tenham saído vitoriosos do conflito, os Estados Unidos e a União Soviética elevaram-se como potências mundiais, enquanto o Império Britânico declinava.
O reinado de Jorge VI acelerou a dissolução do Império Britânico.  O processo de transformação de um império em uma associação voluntária de Estados independentes, conhecida como Commonwealth, ganhou ritmo após a Segunda Guerra Mundial.  A Índia britânica foi dividida em dois domínios independentes (Índia e Paquistão) em 1947.  Jorge abandonou o título de Imperador da Índia, substituindo-o pelos de "Rei da Índia" e "Rei do Paquistão".  Em 1950, quando a Índia tornou-se uma república dentro da comunidade de nações, o título de rei foi abolido, mas o país reconheceu seu novo título de Chefe da Commonwealth.  Foi o último imperador da Índia e primeiro chefe da Comunidade Britânica.  Outros países deixaram a Commonwealth, como a Birmânia, em janeiro de 1948, a Palestina (dividida entre Israel e os Estados Árabes), em maio de 1948, e a República da Irlanda, em 1949. 
Bandeira da Commonwealth
 
Commonwealth of Nations.svg
Em azul, países pertencentes a Comunidade Britânica
O inveterado tabagismo contribuiu para o desenvolvimento de um câncer de pulmão, entre outras doenças, incluindo a aterosclerose.  Em 23 de setembro de 1951, teve que ser submetido a uma pneumonectomia.
Em 31 de janeiro de 1952, a princesa Isabel partiu em viagem à Austrália via Quênia.  Na manhã de 6 de fevereiro, Jorge VI foi encontrado morto em sua cama na Sandringham House.  Do Quênia, sua filha voltou imediatamente à Grã-Bretanha, como a rainha Isabel II (Elizabeth II).>>
A Rainha Isabel II, ao lado do Duque de Edimburgo, na cerimônia de coroação (1953)


Nenhum comentário:

Postar um comentário