terça-feira, 3 de dezembro de 2013

São Francisco Xavier

Segundo a wikipedia:
<< Francisco de Jasso Azpilcueta Atondo y Aznáres, (Xavier, 7 de Abril de 1506Sanchoão, 3 de Dezembro de 1552) foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro.   Nasceu no castelo da família em Xavier, no Reino de Navarra, e era o filho mais novo do conselheiro da corte do Rei João III de Navarra.
Aos seus catorze anos foi enviado por sua mãe para o Colégio de Santa Bárbara, em Paris, dirigido pelo português Diogo de Gouveia.  Lá foi preparado para prestar provas de admissão à universidade, completando estudos em filosofia, literatura e humanidades.  Além disso, aprende a dominar as línguas francesa, italiana e alemã.  Mais tarde torna-se professor de filosofia do Colégio de Beauvais.
É neste período que conhece Inácio de Loyola, que sonhava formar uma companhia de apóstolos para a defesa e propagação do cristianismo no mundo.  Francisco Xavier aceita participar de exercícios espirituais orientados por Inácio e depois torna-se um dos co-fundadores da Companhia de Jesus.

A 24 de Junho de 1537, em Veneza, Francisco de Xavier é ordenado padre.
Dom João III, Rei de Portugal, fez sucessivos apelos ao Papa Paulo III para que lhe enviasse missionários para espalhar a fé cristã pelos territórios descobertos pelos portugueses.  Francisco de Xavier é escolhido por Inácio de Loyola e chega a Portugal em 1540, partindo no ano seguinte para Goa na Índia.
O trabalho de Francisco de Xavier inaugurou mudanças permanentes nas ilhas que configuram a Indonésia Oriental.
Lá conheceu um nobre japonês de nome Angiró, natural de Cagoxima.  Angiró ouvira falar de Francisco e viajara para Málaca com o propósito de o conhecer.  Angiró era samurai e tornou-se um valiosíssimo mediador e tradutor para uma missão ao Japão.
Francisco causou um forte impacto no Japão, tendo sido o primeiro jesuíta a ir em missão para lá.  Levou consigo pinturas da Virgem Maria e da Virgem com Jesus. Estas pinturas ajudaram-no a explicar o Cristianismo aos japoneses, já que a barreira de comunicação era enorme.
A estátua de São Francisco Xavier (ao centro), Angiró (à esquerda) e Bernardo de Kagoshima (direita) no Parque Xavier (Cidade de Kagoshima, Japão).
Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente".  Ele exerceu a sua atividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão.
Monumento dos Descobrimentos, em Lisboa, onde São Francisco Xavier é homenageado, ao lado dos descobridores.
O seu corpo está hoje na Basílica do Bom Jesus de Goa, onde foi colocado numa caixa de vidro e prata e se tornou lugar de peregrinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário