segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dia de São Jerônimo

Segundo a wikipedia:
"São Jerônimo (Estridão347 - Belém30 de setembro de 420), nascido Eusébio Sofrônio Jerónimo foi um padre e apologista cristão ilírio (hoje em dia, abriga a SérviaMontenegro, norte da AlbâniaBósnia-Herzegovina e Croácia.).  Faleceu perto de Belém em sua cela, próximo à gruta da Natividade.
É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim e por sua obra em defesa do dogma da Virgindade Perpétua da Virgem Maria.
A edição de São Jerônimo, a Vulgata, é ainda o texto bíblico oficial da Igreja Católica Romana, que o reconhece como um dos fundadores do dogma católico e ainda doutor da Igreja
É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30 de setembro."

Bíblia de Gutenberg

Segundo a wikipedia:
"Em 30/9/1452 foi editada a "Bíblia de Gutenberg", que foi o primeiro livro a ser impresso.
A produção da Bíblia começou em 1450, tendo Gutenberg usado uma prensa de tipos móveis. Calcula-se que tenha terminado em 1455.  Essa Bíblia é considerada o marco do início da produção em massa de livros no Ocidente.

Uma cópia completa desta Bíblia possui 1282 páginas, com texto em duas colunas; a maioria era encadernada em dois volumes. A Bíblia contém 73 livros, dividida em Antigo Testamento e Novo Testamento.



Acredita-se que 180 cópias foram produzidas, 45 em pergaminho (pele ressecada de animal) e 135 em papel.  Elas foram impressas, rubricadas e iluminadas à mão em um período de três anos."

domingo, 29 de setembro de 2013

Parthenon

Segundo a wikipedia:
"Partenon ou Partenão foi um templo da deusa grega Atena, construído por iniciativa de Péricles, líder político ateniense, no século V a.C. na acrópole de Atenas.  É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.  "O mais perfeito templo dórico jamais construído."



O Partenon sobreviveu como local dedicado a Atena por cerca de mil anos e é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, sendo visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em marfim ouro por Fídias e seu epíteto parthenos (em grego παρθένος, "virgem") refere-se ao estado virginal e solteiro da deusa.

Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade.  No século VI foi convertido numa igreja cristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita.
No século XIX, o diplomata britânico Thomas Bruce, 7.° Conde de Elgin, removeu muitas das esculturas sobreviventes para a Inglaterra, hoje conhecidas como Mármores de Elgin e expostas no Museu Britânico, em Londres.
Em 1975, o governo grego começou uma série de esforços para restaurar o Partenon e outras estruturas da acrópole. O projeto mais tarde atraiu recursos e apoio técnico da Comunidade Europeia."



Cariátide

Segundo a wikipedia:
"As Cariátides são colunas com a forma de estátuas de mulheres que suportavam na cabeça todo o peso da cobertura do templo designado de Erectéion, na Acrópolis em Atenas.


Na arquitetura, por vezes utilizadas em substituição às colunas de sustentação convencionais, ilustram a harmonia alcançada pela arte grega em seus padrões arquitetônicos.

Deusa Nice

Segundo a wikipedia:
"Níkē ou Niké foi uma deusa grega que personificava a "vitória", representada por uma mulher alada.
 



A deusa se encontra na mão direita de Atenas, dando assim à deusa, certeza de vitória em todas as batalhas travadas. Atenas, em sua história, várias vezes já travou grandes batalhas contra deuses que desejavam para si a Níkē, e, graças à deusa alada, Atenas sempre as venceu.

A mais famosa imagem de deusa é a de Samotrácia, exposta no museu do Louvre, em Paris.

Sua imagem é obrigatória em todas as medalhas dos Jogos Olímpicos de Verão.

Templo dedicado à Niké, na Acrópolis


Castelo de Santo Ângelo

Segundo a wikipedia:
"Também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se à margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant'Angelo, a pouca distância do Vaticano, em Roma, na Itália.
A sua primitiva estrutura foi iniciada em 135 pelo imperador Adriano como um mausoléu pessoal e familiar (Tumbas de Adriano).  O monumento, em travertino (rocha calcária), era adornado por uma quadriga em bronze, conduzida por Adriano.  Entretanto, em pouco tempo, a sua função foi alterada para utilização como edifício militar.  Por esse motivo, passou a integrar a Muralha Aureliana em 403.
A sua atual denominação remonta a 590 d.C., durante uma grande epidemia de peste que assolou Roma. Na ocasião, o Papa Gregório I afirmou ter visto o Arcanjo São Miguel sobre o topo do castelo, que embainhava a sua espada, indicando o fim da epidemia. Para celebrar essa aparição, uma estátua de um anjo coroa o edifício: inicialmente um mármore e desde 1753, um bronze.
Hoje, o castelo é um museu

ponte Sant'Angelo, sobre o rio Tibre, é ornada por doze estátuas de anjos esculpidas por Gian Lorenzo Bernini.

Uma estátua de anjo coroa o edifício: inicialmente em mármore e desde 1753 em bronze.

Arcanjo Miguel

Segundo a wikipedia:
"Miguel é um arcanjo nas doutrinas religiosas judaicascristãs e islâmicas.  Chamado de "Arcanjo" por ser o príncipe dos outros anjos.
Em hebraico, Miguel significa "aquele que é similar a Deus" (mi-"quem", ka-"como", El-"deus").  Na Bíblia Hebraica e, portanto, no Antigo Testamento, o profeta Daniel teve uma visão que identifica Miguel, um anjo, como o protetor de Israel.  "Capitão das hordas do Senhor" que estão no Livro de Josué nos primeiros dias da campanha pela Terra Prometida.
Apocalipse descreve uma guerra no céu na qual Miguel, sendo o mais forte, derrota Satã.
Os primeiros cristãos consideravam a São Miguel como responsável pelo bem-estar dos doentes e, foi como um curador que ele era venerado na Frígia (na moderna Turquia).
Os católicos romanos e os ortodoxos geralmente se referem a Miguel como "São Miguel".  Nos ensinamentos católicos, tem quatro papéis principais: o primeiro é como comandante do Exército de Deus e o líder das forças celestes em seu triunfo sobre os hostes infernais; no segundo, Miguel é o anjo da morte, levando a alma de todos os falecidos para o céu; no terceiro papel, ele mede as almas numa balança perfeitamente equilibrada; e seu quarto papel, é também o guardião da Igreja. 
Castel Sant'Angelo é dedicado a Miguel por ter salvo Roma.
Alguns dos primeiros acadêmicos protestantes identificaram Miguel com a pré-encarnação de Cristo,
No cristianismo medieval, Miguel, juntamente com São Jorge, se tornaram santos patronos da cavalaria medieval e é hoje considerado como o santo patrono dos oficiais de polícia e militares.
Nas Igrejas CatólicaAnglicana e Luterana, a festa do Arcanjo Miguel ocorre em 29 de setembro quando também se comemoram os anjos Gabriel e Rafael, chamada de "Festa de São Miguel e todos os anjos"."



Pompeu, o grande

Segundo a wikipedia:
"Cneu Pompeu ou Pompeio Magno (Ascoli Piceno29 de setembro de 106 a.C. — Egito29 de setembro de 48 a.C.) foi um general e político romano, conhecido também como Pompeu, o Grande.
Pompeu era o único filho e herdeiro de Estrabão, um proprietário rural muito rico na Itália.  Seu pai, Estrabão, progrediu na vida política e foi o primeiro senador da família e posteriormente eleito cônsul. Após sua morte, Pompeu ficou no controle dos seus negócios e fortuna.  Pompeu cresceu junto ao seu pai nos acampamentos militares, envolvido em questões políticas desde a adolescência e posteriormente revelou-se um general talentoso.
Pompeu utilizou as suas legiões veteranas da guerra para auxiliar Marco Licínio Crasso na sua luta contra a revolta dos escravos liderada por Espártaco.
Com apenas 35 anos, é eleito cônsul pela primeira vez apesar de ser odiado pelo seu colega Crasso e visto com desconfiança pelo resto da classe senatorial. Entretanto, tinha o apoio dos eleitores das camadas sociais mais baixas, que o viam como herói.
Mostrou que era também um almirante dotado e detinha fortes capacidades de organização e logística.
Se não podia ser eleito cônsul novamente, podia subornar os eleitores para favorecerem o seu candidato. O que se seguiu foi um verdadeiro escândalo eleitoral, com os eleitores a dirigirem-se em massa ao acampamento de Pompeu fora da cidade para receberem a ordem de voto, acompanhada de uma pequena "gratificação".
O primeiro triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 59 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso.
Em 50 a.C. o Senado, liderado por Pompeu, ordenou a César que voltasse a Roma e dispersasse o seu exército porque o seu mandato como procônsul havia terminado.  Em 49 a.C. César cruzou o rio Rubicão, ocasião em que teria pronunciado a famosa frase alea jacta est, e invadiu Roma com suas legiões. Pompeu fugiu para a Grécia onde foi derrotado por César, acabando por procurar refúgio no Egito, onde foi morto por antigos camaradas de armas.
"Não me falem em leis, nós estamos armados! "