domingo, 29 de setembro de 2013

Pompeu, o grande

Segundo a wikipedia:
"Cneu Pompeu ou Pompeio Magno (Ascoli Piceno29 de setembro de 106 a.C. — Egito29 de setembro de 48 a.C.) foi um general e político romano, conhecido também como Pompeu, o Grande.
Pompeu era o único filho e herdeiro de Estrabão, um proprietário rural muito rico na Itália.  Seu pai, Estrabão, progrediu na vida política e foi o primeiro senador da família e posteriormente eleito cônsul. Após sua morte, Pompeu ficou no controle dos seus negócios e fortuna.  Pompeu cresceu junto ao seu pai nos acampamentos militares, envolvido em questões políticas desde a adolescência e posteriormente revelou-se um general talentoso.
Pompeu utilizou as suas legiões veteranas da guerra para auxiliar Marco Licínio Crasso na sua luta contra a revolta dos escravos liderada por Espártaco.
Com apenas 35 anos, é eleito cônsul pela primeira vez apesar de ser odiado pelo seu colega Crasso e visto com desconfiança pelo resto da classe senatorial. Entretanto, tinha o apoio dos eleitores das camadas sociais mais baixas, que o viam como herói.
Mostrou que era também um almirante dotado e detinha fortes capacidades de organização e logística.
Se não podia ser eleito cônsul novamente, podia subornar os eleitores para favorecerem o seu candidato. O que se seguiu foi um verdadeiro escândalo eleitoral, com os eleitores a dirigirem-se em massa ao acampamento de Pompeu fora da cidade para receberem a ordem de voto, acompanhada de uma pequena "gratificação".
O primeiro triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 59 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso.
Em 50 a.C. o Senado, liderado por Pompeu, ordenou a César que voltasse a Roma e dispersasse o seu exército porque o seu mandato como procônsul havia terminado.  Em 49 a.C. César cruzou o rio Rubicão, ocasião em que teria pronunciado a famosa frase alea jacta est, e invadiu Roma com suas legiões. Pompeu fugiu para a Grécia onde foi derrotado por César, acabando por procurar refúgio no Egito, onde foi morto por antigos camaradas de armas.
"Não me falem em leis, nós estamos armados! "


Nenhum comentário:

Postar um comentário