quarta-feira, 25 de setembro de 2013

25/9/1789 - Criada a "Carta dos Direitos" dos EUA

Segundo a wikipedia:
"A Declaração dos Direitos dos Cidadãos dos Estados Unidos (em inglês:United States Bill of Rights) é o nome pelo qual as dez primeiras emendas à Constituição dos Estados Unidos são conhecidas.  Elas foram introduzidas por James Madison para o Primeiro Congresso dos Estados Unidos e entrou em vigor em 15 de dezembro de 1791.
Uma declaração dos direitos dos cidadãos é uma lista de direitos considerados importantes ou essenciais a um grupo de pessoas. Com ele, a população tem liberdade de expressãoliberdade política e a tolerância religiosa.
A ideia de uma lista de direitos dos cidadãos tem origem moderna na expressão Bill of Rights (inglês para "Carta" ou "Lista de Direitos"), surgida no Reino Unido, e refere-se à Declaração de Direitos, que era uma proposta de lei, aprovada pelo Parlamento em 1689. O Parlamento britânico definiu que nenhum dos discursos feitos nos debates no Parlamento deveriam ser examinados em nenhuma Corte, nem em outro lugar a não ser no Parlamento.
Bill of Rights dos EUA:

  • proíbe o Congresso de fazer qualquer lei que estabeleça ou proíba uma determinada religião;
  • proíbe a violação do "…direito do povo de manter e portar armas …";
  • proíbe o governo federal de privar qualquer pessoa da vida, liberdade ou propriedade, sem o devido processo legal;
  • em casos criminais federais, exige condenação por júri para qualquer capital ou "crime infame" e garante um julgamento público rápido;
  • afirma que "a enumeração na Constituição, de certos direitos, não deve ser interpretada como negando ou coibindo outros direitos do povo"
  • as reservas de todos os poderes não foi concedido ao governo federal para a cidadania ou estados;
Desempenha um papel central nas leis estadunidenses e no governo e, continua a ser um símbolo das liberdades fundamentais e da cultura da nação. 
Um dos catorze exemplares originais da Carta de Direitos está em exposição pública no Arquivo Nacional em Washington, DC."


Nenhum comentário:

Postar um comentário