domingo, 29 de setembro de 2013

Parthenon

Segundo a wikipedia:
"Partenon ou Partenão foi um templo da deusa grega Atena, construído por iniciativa de Péricles, líder político ateniense, no século V a.C. na acrópole de Atenas.  É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.  "O mais perfeito templo dórico jamais construído."



O Partenon sobreviveu como local dedicado a Atena por cerca de mil anos e é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, sendo visto como um dos maiores monumentos culturais da história da humanidade. O nome Partenon parece derivar da monumental estátua de Atena Partenos abrigada no salão leste da construção. Foi esculpida em marfim ouro por Fídias e seu epíteto parthenos (em grego παρθένος, "virgem") refere-se ao estado virginal e solteiro da deusa.

Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade.  No século VI foi convertido numa igreja cristã dedicada à Virgem Maria e depois da conquista turca foi transformada numa mesquita.
No século XIX, o diplomata britânico Thomas Bruce, 7.° Conde de Elgin, removeu muitas das esculturas sobreviventes para a Inglaterra, hoje conhecidas como Mármores de Elgin e expostas no Museu Britânico, em Londres.
Em 1975, o governo grego começou uma série de esforços para restaurar o Partenon e outras estruturas da acrópole. O projeto mais tarde atraiu recursos e apoio técnico da Comunidade Europeia."



Nenhum comentário:

Postar um comentário