sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Corinto, Grécia

Segunda a wikipedia:
"Corinto foi uma das mais florescentes cidades gregas da antiguidade clássica, tendo sido autônoma e soberana durante o período arcaico da história da Grécia. Desde aqueles tempos, Corinto experimentou um notável desenvolvimento comercial devido à sua localização, o que trouxe benefícios sobre as artes (os seus famosos vasos de cerâmica) e a cultura de um modo geral, bem como a acumulação de riquezas pela aristocracia local, chegando a rivalizar com Atenas e Esparta. 
Havia em Corinto também dois grandes templos, um templo de Afrodite (deusa do amor), e um templo de Apolo (deus da musica, canto, poesia e também representava o ideal da beleza masculina). Diz a história que, no templo da deusa Afrodite havia mil sacerdotisas que, aos finais de tarde desciam até a cidade e vendiam seus corpos, e dessa forma cultuavam o sexo.
Quando os romanos entraram na cidade, mataram todos homens e venderam as mulheres e crianças como escravos. Em seguida, incendiaram a cidade. Essa batalha marcou o fim da resistência grega contra Roma, e iniciou a era conhecida como "Grécia romana".
Saqueada pelos bárbaros do norte em 395 e o saque de Roma pelos Visigodos em 409, possivelmente motivaram a construção de um enorme muro de pedra, levantado do Golfo Sarônico ao Golfo de Corinto, protegendo a cidade e a península do Peloponeso de mais invasões bárbaras vindas do norte. O muro de pedra tinha cerca de 10 km de comprimento e foi chamado de Hexamilion (hexi = seis em grego).
Corinto é citada no Novo Testamento da Bíblia como uma das cidades visitadas pelo apóstolo Paulo em suas viagens missionárias.
O istmo de Corinto liga a península do Peloponeso à parte continental da Grécia A oeste do istmo situa-se o Golfo de Corinto e, a leste, o Golfo Sarónico.  Desde 1893 o Canal de Corinto rasga cerca de 6,3 km do istmo, tornando, efetivamente, o Peloponeso numa ilha."
Península do Peloponeso ligada ao continente pelo istmo de Corinto


26/9/2013 - Imagem cedida por Ubiratã Nascentes Alves

26/9/2013 - Imagem cedida por Ubiratã Nascentes Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário