sábado, 21 de setembro de 2013

Dia de São Mateus, apóstolo e evangelista.

"Mateus Evangelista ("Presente de Deus") é o autor do Evangelho de Mateus e um dos Doze Apóstolos.  Outros citam Mateus como autor do Evangelho dos Hebreus.  Como discípulo, ele seguiu Cristo e foi uma das testemunhas da Ressurreição e da AscensãoTanto a Igreja Católica quanto a Ortodoxa sustentam a crença tradicional de que ele tenha morrido mártir na Etiópia.
    Durante a ocupação romana, que iniciou em 63 a.C. com a conquista de Pompeu, Mateus coletava impostos do povo hebreu para Herodes Antipas, o tetrarca da Galileia. Sua coletoria estava localizada em Cafarnaum. Judeus que enriqueciam desta maneira eram desprezados e considerados párias.  Foi convidado para o círculo dos Doze por Jesus.  Acredita-se que estes primeiros cristãos judeus eram chamados de nazarenos.  Após o chamadoMateus convidou Jesus para um banquete em sua casa. Ao ver isto, os escribas e os fariseus criticaram Jesus por cear com coletores de impostos e pecadores. A provocação fez Jesus responder, «Não vim chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.».
   Os cristãos do tempo de Mateus ainda se consideravam judeus e, como tais, eles adoravam no Templo e reverenciavam a "Lei dada por Deus a Moisés". Eles também reverenciavam uma tradição oral chamada Torah Shebeal Peh, que interpretava a lei escrita. Foi neste contexto cultural (chamado de Sitz im Leben) que a tradição oral cristã nasceu, conforme Jesus e rabinos cristãos desenvolveram a "mensagem" (evangelio) oral interpretando a lei escrita.  Quando o "Segundo Templo em Jerusalém" foi destruído em 70 d.C., esta tradição oral não era mais possível e se tornou necessário escrevê-la, o que ocorreu na Mishnah (parte do que seria posteriormente o Talmude).  Acredita-se que Mateus traduziu a "tradição oral cristã" (ou Logia) na forma escrita em hebraico antes de partir para Roma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário