sábado, 28 de setembro de 2013

Castelo de Praga

Castelo de Praga: planta atual
Segundo a wikipedia:
"Castelo de Praga encontra-se na Colina Hradcany, local onde foi fundada a cidade.  Era uma fortificação, situada na margem esquerda (oriental) do rio Vltava, que dominava a região, de onde se permitia controlar todas as embarcações que passavam pelo rio.
Foi fundado no século IX e foi habitado pelos reis da Boêmia, nome do território onde, à época, estava situada a atual República Tcheca.  Václav, Duque da Bohemia, levantou uma igreja dedicada a S. Vito dentro do recinto antes de ser assassinado pelo seu próprio irmão.  Como era cristão fervoroso, foi depois canonizado com o nome de São Venceslao, tendo sido convertido no padroeiro do país.
Em 1135, o príncipe de então, levou a cabo uma importante reconstrução convertendo-o numa fortaleza românica cujas muralhas e torres de vigilância protegiam a Catedral de S. Vito, a Basílica, o Convento de São Jorge, a Residência do bispo e o Palácio Real.  Pouco a pouco o castelo foi ampliado e fortificado. No século XIV, o castelo já podia ser considerado quase como uma cidade dentro de Praga, composta pelos aposentos reais, áreas religiosas e conjuntos militares. Além disso, dentro de suas muralhas trabalhavam diversos artesãos e comerciantes.  No século XV, outras obras são feitas, como a construção das famosas Torre de PólvoraTorre Branca e Torre Daliborka.
No "Castelo de Praga" eram coroados todos os reis do país, sendo que a cerimônia ocorria na Catedral de S. Vito.  De acordo com uma publicação de 1723, para a coroação de Carlos VI foi preparado um banquete com 564 faisões, 708 perdizes, 800 frangos, 560 pombos, 46 carneiros, 40 ovelhas, 50 gansos, 120 perus, 130 patos, 70 galinhas e 108 lebres.
Ao longo dos anos, sofreu diversos danos durante os combates. Como conseqüência, permaneceu desocupado durante décadas, e grande parte de suas edificações e muralhas foram destruídas.
Anos mais tarde, já sob o domínio dos Habsburg da Áustria, o castelo entra em novo período.  A Imperatriz Maria Theresa contrata um arquiteto vienense para reconstruir tudo. É adotado um estilo renascentista, seguindo a nova moda de Viena.  Em compensação, como Praga agora está dominada pelo império austríaco dos Habsburg, o castelo é esvaziado de seus tesouros e obras de arte que são enviados para Viena.  Apenas em 1918, com o fim do império dos Habsburg e fundação da nação Tcheco Eslovaca, o castelo de Praga volta a sediar a sede do governo. 
O "Castelo de Praga" ocupa hoje, uma área superior a 72,5 mil m² e em seu interior encontra-se a Catedral de S. Vito, a Torre da Pólvora, o Palácio Real do Castelo de Praga, a Torre Dalibor (prisão que recebe o nome do primeiro prisioneiro)Convento de São JorgePalácio Lobkowicz e a Viela Dourada.  É considerado, conforme o Guinness World Records Book, o maior castelo do mundo.
Atualmente serve como a residência presidencial.
Castelo de Praga á margem do rio Vitava

Castelo de Praga com a catedral de S. Vito ao centro

Castelo de Praga á margem do rio Vitava
Castelo de Praga: palácio real

Castelo de Praga: entrada do palácio real
Castelo de Praga: catedral de São Vito
Castelo de Praga: torre da pólvora

Castelo de Praga: torre Dalibor

Castelo de Praga: viela dourada


Nenhum comentário:

Postar um comentário