sábado, 21 de setembro de 2013

Em 21/9/1964 – A ilha de Malta torna-se independente do Reino Unido.

"Malta, oficialmente República de Malta é um país desenvolvido no sul do continente europeu e consiste em um arquipélago centralmente situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul de Sicília (Itália) e 288 km a nordeste de Tunísia (África), 1 826 km a este de Gibraltar e 1 510 quilômetros a oeste de Alexandria.  Um dos menores países da Europa mas é densamente povoado.  A razão etimológica mais comum para o nome "Malta" deriva dogregos que chamavam a ilha Μελίτη (Melitē), que significa "mel doce", possivelmente devido à produção exclusiva de mel em Malta, por uma endêmica espécie de abelha que vive na ilha, dando-lhe o apelido popular de "terra de mel".  Os romanos passaram a chamar-lhe a ilha Melita.  Ofenícios que batizaram a ilha principal de Malat, o que significa "refúgio seguro".  
No ano 60 da era cristã, São Paulo naufragou e chegou à costa maltesa, onde promoveu a conversão de seus habitantes. A partir desta data, os malteses aderiram ao Cristianismo e permanecem-lhe fiéis até hoje.
Ao longo da história, a localização de Malta deu-lhe grande importância estratégica e uma sucessão de potências, incluindo feníciosromanosárabesnormandosaragoneses, a Espanha dos Habsburgos, os Cavaleiros de São Joãofranceses e britânicos governaram a ilha. 
Em 1530, as ilhas foram cedidas pela Espanha à Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém - uma ordem religiosa e militar pertencente à Igreja Católica -, que tinham sido expulsos de Rodes pelo Império Otomano.  Os Cavaleiros de São João de Jerusalém governaram as ilhas até o século XIX.  Em 1798, Napoleão Bonaparte invadiu e tomou Malta, perdendo-a para a Grã-Bretanha desde 1800.  Malta desempenhou um papel importante durante a Segunda Guerra Mundial devido à sua proximidade às linhas de navegação do Eixo e a coragem do seu povo, que resistiu ao assédio de alemães e italianos durante o cerco do arquipélago.
Malta ganhou independência do Reino Unido em 21/9/1964 e se tornou uma república em 1974, mantendo-se na Commonwealth e como soberana a rainha Elizabeth II.  maltês é a língua nacional e a língua co-oficial é o inglês.  euro foi adotado como moeda oficial do país em 1 de janeiro de 2008.
Na catedral de San Juan, construída em 1577, pode-se apreciar a tela A Decapitação de São João, de Caravaggio, que viveu alguns meses na ilha, mas foi expulso sob acusação de homicídio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário