quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Johannes Vermeer

Segundo a wikipedia:
<<Johannes Vermeer (Delft, 31 de Outubro de 1632 - Delft, 15 de Dezembro de 1675) foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer.
É o segundo mais famoso e importante pintor holandês do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país), depois de Rembrandt
"A alcoviteira", 1656
   "A leiteira", 1658-60
 
 
"A garota com brinco de pérola", 1665
 
Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
Sabe-se que vivia com magros rendimentos como comerciante de arte, e não pela venda dos seus quadros. Por vezes até foi obrigado a pagar com quadros dívidas contraídas nas lojas de comida locais. Por vezes, os seus quadros foram vendidos com a assinatura de outro pintor para lhe aumentar o valor.
 "A ruela", 1657
 
 "O astrônomo", 1668
 
"O geógrafo", 1669

 
Morreu muito pobre em 1675. A sua viúva teve de vender, ao conselho municipal, todos os quadros que ainda estavam na sua posse, em troca de uma pequena pensão.
Só sobrevivem 35 a 40 trabalhos atribuídos ao pintor holandês.

Luisiana

Segundo a wikipedia:
<<A história, economia e cultura da Luisiana está muito associada com o rio Mississípi, que nasce no Lago Itasca, no Parque Estadual Itasca, localizado em Condado de Clearwater, Minnesota e, desemboca no Golfo do México.   Ele corta, ou margeia, dez estados americanos.  É o segundo rio mais longo do país (perde a primeira posição para o Rio Missouri, que é afluente do Mississippi) e medições do comprimento do Mississippi é de 3 733 km.  A origem da palavra "Mississippi" vem da língua ojibwe, misi-ziibi, significa 'grande rio'.  O espanhol Panfilo de Narváez liderou uma expedição naval em 1528, quando descobriram a foz do Rio Mississípi porém, não desembarcaram na atual Luisiana, tendo somente avistado suas terras.
A Luisiana foi assim nomeada em homenagem ao Rei francês Luís XIV de França pelo primeiro explorador que explorou a região e que reivindicou toda a região da bacia hidrográfica do Mississípi à coroa francesa, o francês René Robert Cavelier.  Estes exploradores haviam partido de Quebec e, acompanhando o rio Mississipi, chegaram à região onde atualmente localiza-se o estado de Luisiana.  Em 1763, após ter sido derrotada pelos britânicos na Guerra Franco-Indígena, a França cedeu o resto da colônia francesa de Luisiana, as terras a leste do Rio Mississípi, para os britânicos, sob os termos do Tratado de Paris.  Passou ao controle espanhol e posteriormente, em 1800, novamente ao controle francês,  em um acordo secreto, o Tratado de San Ildefonso.
Em 31 de outubro de 1803, os Estados Unidos da América compraram oficialmente o território de Luisiana.
A Luisiana adquiriu muito de seu formato atual, quando a região foi separada do restante dos territórios obtidos na compra da Luisiana.  Em 10 de setembro de 1810, a Luisiana adquiriu suas fronteiras políticas atuais, após a anexação forçada, por parte de forças militares americanas, de um pequeno pedaço de terra da Flórida, que então estava sob controle espanhol.
Em 1861, a Luisiana separou-se do Estados Unidos e juntou-se aos Estados Confederados da América e, no mesmo ano, teve início a Guerra Civil Americana.  Embora poucas batalhas tenham ocorrido no estado, foi causada grande destruição, especialmente incêndios deliberados de plantações confederadas por parte de tropas da União.  Uma grande rebelião entre brancos e afro-americanos ocorreu em 1866, quando cerca de 50 pessoas morreram porque a maioria da população do estado possuía sentimentos pró-União.  Em 25 de junho de 1868, a Luisiana foi readmitida como um estado do Estados Unidos da América.
Após o fim da guerra, diversas ferrovias foram inauguradas no estado, conectando-o com o resto do país.  Ao mesmo tempo, uma modernização e expansão das facilidades portuárias de Nova Orleães aumentou a importância da cidade como um polo portuário. Esta importância aumentou ainda mais após a inauguração do Canal do Panamá, em 1914.
Seu cognome é The Pelican State porque pelicanos eram muito comuns no litoral do estado, embora atualmente estejam ameaçados de extinção.>>

 
 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Alfred Sisley

Segundo a wikipedia:
<<Alfred Sisley (Paris, 30 de Outubro de 1839Moret-sur-Loing, 29 de Janeiro de 1899) foi um pintor que nasceu em Paris mas era filho de pais ingleses.
Retrato de Sisley feito por Renoir em 1874
Quando menino, em Londres, passava o tempo visitando museus e copiando esboços de Constable, Turner e Bonington.  De volta a Paris, Sisley conheceu Renoir, Bazille e Monet, com os quais passava horas pintando no bosque de Fontainebleau (pintar ao ar livre e aperfeiçoar o uso de efeito da luz do sol). 
 
 
Participou da terceira exposição do grupo impressionista e junto com Camille Pissarro, foi um dos mais representativos paisagistas do impressionismo, sendo considerado também um dos pintores da escola de Barbizon.
 
Era capaz de captar os matizes mais sutis da luz, habilidade que demonstrou em seus quadros das estações do ano
Também era muito singular o modo como conseguia homogeneizar água, terra e céu, inundando suas paisagens de uma paz transcendental.
Morreu sem o reconhecimento merecido em vida.

domingo, 27 de outubro de 2013

Theodore Roosevelt

Segundo a wikipedia:
<<Theodore "Teddy" Roosevelt (Nova Iorque, 27 de outubro de 1858 — Nova Iorque, 6 de janeiro de 1919) foi um estadista norte-americano, o vigésimo sexto presidente dos Estados Unidos, de 1901 a 1909.  Roosevelt assumiu a presidência após a morte do então titular, William McKinley.
Theodore Roosevelt nasceu no seio de uma família abastada de origem alemã.  No século XIX, a família cresceu em riqueza, poder e influência através dos lucros de vários negócios incluindo a importação de placas de vidro.
Asmático quando criança, Roosevelt ficava frequentemente doente. Apesar disso, era uma criança hiperativa, mas que sofria severamente de surdez de tom. O seu interesse em zoologia formou-se com sete anos após ver um animal morto num mercado local. Após a obtenção da cabeça do animal, o jovem Roosevelt e dois dos seus primos formaram o que chamaram de "Museu Roosevelt de História Natural". Aprendendo a arte da taxidermia, encheu o seu museu com animais que matava ou apanhava, estudava, e preparava para exibição. Com nove anos, descreveu a sua observação de insetos num livro que intitulou "A História Natural dos Insetos".
Tinha uma memória fotográfica e desenvolveu o hábito de devorar livros, memorizando cada detalhe.  Era um conversador eloquente e durante a sua vida procurou a companhia de pessoas inteligentes.
Foi igualmente um historiador, naturalista, explorador, escritor e militar, tendo atingido a graduação de coronel.  Membro do Partido republicano, foi sucessivamente chefe da polícia de Nova Iorque, adjunto do secretário da Marinha (1897-1898), voluntário na Guerra hispano-americana de 1898, e finalmente governador do Estado de Nova Iorque (1898-1900).
Em 1913, Roosevelt mandou emissários para as regiões do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso para contatar o Marechal Cândido Rondon.  Desde a juventude, o presidente nutria uma certa curiosidade sobre a região.  Acabou sendo convidado pelo Marechal para uma expedição, com o intuito de determinar a rota de um curso d'água chamado rio da Dúvida, cuja nascente fica em RondôniaAquele curso d'água acabou sendo batizado de Rio Roosevelt, e a expedição foi descrita em detalhes no livro Through the Brazilian Wilderness, 1914.
Tornou-se a primeira pessoa de seu país a vencer um prêmio Nobel, sendo o Nobel da Paz em 1906, por promover o tratado de paz na Guerra russo-japonesa.

Niccolò Paganini

Segundo a wikipedia:
<<Niccolò Paganini (Gênova, 27 de outubro de 1782Nice, 27 de maio de 1840) foi um compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino. O seu caprice em Lá menor, Op. 1 No. 24 está entre suas composições mais conhecidas.
Quando criança era constantemente obrigado pelo próprio pai a estudar violino por horas a fio, sob ameaça de castigos severos.
Em seus primeiros concertos públicos foi logo considerado uma criança prodígio. Após libertar-se da custodia do pai-déspota, começou carreira como virtuoso do violino, em toda a Itália.  A maioria das suas obras foram escritas para violino.  Em todas as apreciações, cartas e outras fontes contemporâneas aparece o testemunho de como as plateias e os críticos reagiram à execução deste "violinista diabólico".  O seu estilo de vida e a sua aparência mefistofélica deram origem a historias de que o seu virtuosismo era devido a um pacto com o demônio.  Sendo um dos primeiros instrumentistas do romantismo musical, mostrou a pianistas como Franz Liszt uma nova forma tocar, explorando a técnica e a virtuosidade de um instrumento.
Ficou famoso também pelo seu estilo da vida rebelde, frequentemente gastando todo o seu dinheiro em jogos e diversões noturnas. Durante os anos de 1800-1805 desapareceu completamente da vida pública. Uma lenda muito propagada conta que passou estes anos na prisão.
Os últimos anos da sua vida foram passados em Nice. Apesar de muito rico, ficou doente de tuberculose e quase não podia falar.

O capitão James Cook

Segundo a wikipedia:
Entrou na marinha mercante britânica quando era adolescente e ingressou na Marinha aos 27 anos, tendo depois alçado a patente de Capitão na Marinha Real Britânica
Foi o primeiro a mapear a Terra Nova (grande parte da entrada do Rio São Lourenço).
Fez três viagens para o Oceano Pacífico, (na 1º como comandante da HM Bark Endeavour) durante a qual ele conseguiu o primeiro contato europeu com a costa leste da Austrália e o Arquipélago do Havaí, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia.
Cartografou muitas áreas e registrou várias ilhas e zonas costeiras nos mapas europeus pela primeira vez. Seus resultados podem ser atribuídos a uma combinação de navegação, levantamento cartográfico e competências, a coragem em explorar locais perigosos para confirmar os fatos, uma capacidade de conduzir os homens em condições adversas e ousadia.
Cook morreu na baía havaiana de Kealakekua, em uma luta com os nativos durante a sua terceira viagem exploratória na região do Pacífico.
Capitão Cook sendo apunhalado no fim do Makahiki
Cook é considerado o pai da Oceania.>>

Batalha da ponte Mílvia

Segundo a wikipedia:
<<A Batalha da Ponte Mílvia teve lugar a 28 de outubro de 312 d.C., entre os imperadores romanos Constantino, e Magêncio.  Com a vitória de Constantino, o rumo da história da Europa e, por extensão, do Ocidente, foi alterado radicalmente.
A batalha da ponte Mílvia, Pieter Lastman, 1613
A causa subjacente da batalha era a disputa que já durava cinco anos entre Constantino e Magêncio sobre o controle da metade ocidental do Império Romano.
Quando Constâncio Cloro faleceu, as tropas de seu pai proclamaram Constantino como o augusto, mas em Roma o favorito era Magêncio, o filho do predecessor de Constâncio Cloro, Maximiano.  Ambos os homens continuaram a clamar o título desde então, apesar de uma conferência, que deveria resolver a disputa, ter resultado na nomeação de Magêncio como imperador sênior.  Constantino reuniu as suas forças e decidiu resolver a contenda pela força.  Ele conquistou facilmente o norte da península Itálica, e estava a menos de 15 quilômetros de Roma quando Magêncio decidiu defrontá-lo frente à ponte Mílvia, uma ponte de pedra (ainda existente) sobre o rio Tibre, na Via Flamínia, que continua até Roma.  Dominar a ponte seria crucial para Magêncio manter o rival fora de Roma, onde o senado decidiria seguramente por quem quer que conquistasse a cidade.  Na chegada,  Constantino compreendeu que tinha feito um erro de cálculo e que Magêncio tinha muitos mais soldados à disposição do que ele.
A tradição sustenta que, ao anoitecer de 27 de outubro, quando os exércitos se preparavam para a batalha, Constantino teve uma visão quando olhava para o sol que se punha. As letras gregas XP (Chi-Rho, as primeiras duas letras de Χριστός, "Cristo") entrelaçadas com uma cruz apareceram-lhe enfeitando o sol, juntamente com a inscrição "In Hoc Signo Vinces" — latim para "Sob este signo vencerás". Constantino, que era pagão a essa altura, colocou o símbolo nos escudos dos seus soldados.
No dia seguinte, os dois exércitos confrontaram-se e Constantino saiu vitorioso, com Magêncio entre os mortos.
Constantino entrou em Roma pouco depois, onde foi aclamado como o único Augusto ocidental. Ele teve creditada a vitória na ponte Mílvia à "Divindade" e ordenou o fim de todas as perseguições aos cristãos nos seus domínios, um passo que ele já tinha tomado na Britânia, na Gália e na Hispânia. Com o imperador como patrono, o cristianismo, que já era muito difundido no império, explodiu em conversões e poder.

Estátua da Liberdade, NY, EUA

Segundo a wikipedia:
<<A Estátua da Liberdade cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo é um monumento que foi inaugurado em 28 de outubro de 1886, construído em uma ilha na entrada do Porto de Nova Iorque.
O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos, após uma vitória em batalha travada contra a InglaterraO presente monumental foi, também, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses na sua revolução, em 1789.
Antigamente a frase escrita no pedestal era:
"Venham a mim as multidões exaustas, pobres e confusas ansiosas pela liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade... Eu guio-os com a minha tocha." (Emma Lazarus, 1875)
Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - uma ilhota na baía de Nova Iorque, posteriormente chamada Ilha da Liberdade. 
Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, que baseou-se no Colosso de Rodes para edificá-la.  Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel.  Com as suas 24.635 toneladas, é atualmente a estátua mais pesada do mundo, segundo o Guinness BookPor ter sido construída em cobre, originalmente a estátua apresentava coloração dourada. Entretanto, devido a uma série de reações químicas conhecida como patinação, sais de cobre foram formados sobre sua superfície, o que lhe conferiu a atual tonalidade verde-azulada.
Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça.
 
Funcionou como farol de 1886 a 1902, tendo sido pioneira na utilização elétrica dentre os faróis, tendo em vista que até então utilizavam-se tochas no lugar de lâmpadas elétricas.>>

sábado, 26 de outubro de 2013

Pablo Picasso

Segundo a wikipedia:
<<Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
Em torno do seu nascimento surgiram várias lendas, algumas das quais Picasso se esforçou para promover. Segundo uma delas, Pablo nasceu morto e a parteira dedicou a sua atenção à mãe acamada. Só o médico, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face. O fumo fez com que Picasso começasse a chorar.
O seu pai era conservador de museu, professor de desenho, pintor e desenhista de talento medíocre e, ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar alguns quadros.  Da descendência materna contava entre os antepassados com dois pintores. As feições de Picasso eram também semelhantes às da mãe.
Auto retrato
Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, chamada O Toureiro.  Picasso conservou esse trabalho por toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa.  Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante, A morte da mulher destacada e fútil.  Este quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a mulher.
Recusa claramente o ensino usual, e encarrega-se ele próprio da sua formação artística.
Com quatorze anos, consegue superar as exigências de uma conceituada academia de arte. Trabalhos acadêmicos, que segundo o próprio, ao cabo de vários anos o assustavam. Os trabalhos que fazia colocavam-no na série de conceituados pintores de Barcelona e o seu quadro A Primeira Comunhão é exposto na célebre exposição da época na cidade. 
Afastara-se da academia e do lar paterno, e procurava abrir-se às inovações da arte espanhola, mantendo-se em contato com os seus representantes mais célebres.
Em Paris, 1900, morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa.  Max dormia de noite e Picasso durante o dia, pois costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.
Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a solidão, a morte e o abandono.
Quando se apaixonou por Fernande Olivier, suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905 - 1906).  Na fase rosa há abundância de tons de rosa e vermelho, caracterizada pela presença de acrobatas, dançarinos, arlequins, artistas de circo, o mundo do circo.
"Arlequim com o copo na mão"
"Família de acrobata com símio"
Entre o começo e o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945), dedica-se também à escultura, gravação e cerâmica.
Em 1943, Picasso conhece a pintora Françoise Gilot e tem dois filhos, Claude e Paloma e encontrou um pouco de paz e pintou Alegria de Viver.
Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro, as situações eróticas. Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, põe fim às suas actividades.
Como uma honra especial a ele, o seu 90.º aniversário, foi comemorado com exposição na grande galeria do Museu do Louvre. Torna-se assim o primeiro artista vivo a expor os seus trabalhos no famoso museu francês.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais.  
 
Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.>>
Portrait of Picasso
1912; Oil on canvas, 93.4 x 74.3 cm; Art Institute of Chicago
 
 

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Revolução brasileira de 1930

Segundo a wikipedia:
<<Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas GeraisParaíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, o Golpe de 1930, que depôs o presidente da república Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à "República Velha".
Os expoentes políticos da "República Velha" vinham perdendo força com a mobilização do trabalhador industrial e as dissidências políticas que enfraqueceram as grandes oligarquias.  
O maior sinal do desgaste republicano era a superprodução de café, durante a crise de 1929, alimentada pelo governo com constantes “valorizações”.
Em 1929, lideranças de São Paulo romperam a aliança com os mineiros, conhecida como política do café-com-leite (não eram necessariamente indicados apenas paulistas ou mineiros), e Washington Luís indicou o nome do Presidente de São Paulo, Júlio Prestes, como seu sucessor, no que foi apoiado por presidentes de 17 estados. Em reação, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargastendo o político paraibano João Pessoa como candidato a vice-presidente.  Apenas três estados negaram o apoio a Prestes: Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, formando a "Aliança Liberal", composta entre outros, por intelectuais como José Américo de Almeida e Lindolfo Collor, membros das camadas médias urbanas e a corrente político-militar chamada "Tenentismo", na qual se destacavam Cordeiro de FariasEduardo GomesSiqueira Campos e três futuros presidentes da república (GeiselMédici e Castelo Branco).
Em 1 de março de 1930, foram realizadas as eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista, o presidente do estado de São Paulo, Júlio Prestes.  A "Aliança Liberal" recusou-se a aceitar a validade das eleições, alegando que a vitória era decorrente de fraude.  Além disso, deputados eleitos em estados onde a "Aliança Liberal" conseguira a vitória, não obtiveram o reconhecimento dos seus mandatos.  A partir daí, iniciou-se uma conspiração, com base no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais.  No dia 26 de julho de 1930, João Pessoa foi assassinado por João Dantas em Recife, por questões políticas e de ordem pessoal, servindo como estopim para a mobilização armada.  
A revolução de 1930 iniciou-se, finalmente, no Rio Grande do Sul em 3 de outubro. Osvaldo Aranha telegrafou a Juarez Távora comunicando início da Revolução. Ela rapidamente se alastrou por todo o país. Oito governos estaduais no Nordeste foram depostos pelos tenentes.
No dia 10 de outubro, Getúlio Vargas lançou o manifesto "O Rio Grande de pé pelo Brasil" e partiu por ferrovia, rumo ao Rio de Janeiro, capital nacional à época.
Entretanto, em 12 e 13 de outubro ocorreu o "Combate de Quatiguá", que pode ter sido o maior combate desta Revolução, localizada próxima a divisa entre São Paulo e Paraná.
Não se prevenindo e nem tomando medidas antirrevolucionárias, o presidente Washington Luís, foi derrubado em poucos dias de combate e, com vários outros foi exilado.
Em 1 de novembro de 1930, junta militar passou o poder no Palácio do Catete, a Getúlio Vargas, encerrando a chamada República Velha, derrubando todas as oligarquias estaduais exceto a mineira e a gaúcha.
Na mesma hora, no centro do Rio de Janeiro, os soldados gaúchos cumpriam a promessa de amarrar os cavalos no obelisco da Avenida Rio Branco, marcando simbolicamente o triunfo da Revolução de 1930.
Getúlio tornou-se chefe do Governo Provisório com amplos poderes. A constituição de 1891 foi revogada e Getúlio passou a governar por decretos. Nomeou interventores para todos os governos estaduais, com exceção de Minas Gerais. Esses interventores eram na maioria tenentes que participaram da Revolução de 1930.
A nova Constituição só foi aprovada em 1934, mas Getúlio não gostou desta constituição e, três anos e meio depois, decreta uma nova constituição: a Constituição de 1937.>>