sábado, 5 de outubro de 2013

"El Greco"

Segundo a wikipedia:
"Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco (Fodele, Heraclião, 05/10/1541 - Toledo, 07/10/1614) foi um pintorescultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha.  Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem.
Auto retrato
Nasceu em Creta, que naquela época pertencia à República de Veneza, treinou ali e tornou-se um mestre dentro dessa tradição artística, antes de viajar, aos vinte e seis anos, para Veneza.  Entre suas mais conhecidas obras do período veneziano pode se encontrar "A cura do cego", onde se percebe a total e solene influência de Ticiano.  Quanto à composição de figuras e à utilização do espaço, a influência de Tintoretto é notável.  Durante sua permanência na Itália, enriqueceu seu estilo com elementos do maneirismo (maior emoção, elegância, poder ou tensão) e da renascença veneziana.  Não hesitou em desfazer-se de Michelangelo em seu Juízo Final, na Capela Sistina.  Chegou a oferecer-se ao Papa Pio V para pintar sobre o trabalho inteiro.  Quando, mais tarde, lhe perguntaram o que achava de Michelangelo, El Greco respondeu que "ele foi um bom homem, mas um mau pintor".  Entre as principais obras de seu período romano podem encontrar-se a "Purificação no Templo" e o "Retrato de Giulio Clovio", tal como "A Piedade". Nesta última obra se percebe claramente a influência de Michelangelo.
Retrato de Giorgio Giulio Clovio
Mudou-se finalmente em 1577 para Toledo, na Espanha, onde recebeu diversas encomendas e produziu suas melhores pinturas até sua morte.  Por essa ocasião, deixou uma "biblioteca de trabalho" com cerca de 130 volumes, inclusive um exemplar da Bíblia em grego.
El espolio

O enterro do conde de Orgaz
O estilo dramático e expressivo de El Greco foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo El Greco é considerado pelos estudiosos modernos como um artista tão individual que não o consideram como pertencente a nenhuma das escolas convencionais.  É mais conhecido por suas figuras tortuosamente alongadas e uso freqüente de pigmentação fantástica ou mesmo fantasmagórica, unindo tradições bizantinas com a pintura ocidental.
"Laocoonte", National Gallery of Art, Washington, DC, EUA

Visitado, estava sentado num quarto pouco iluminado, porque ele acreditava que as sombras conduziam melhor suas ideias que a luz do dia, que perturbavam-lhe a sua "luz interior".

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