quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O cerco de Lisboa

Segundo a wikipedia:
<<Cerco de Lisboa integrou a "Reconquista cristã da península Ibérica", culminando na conquista desta cidade aos mouros pelas forças de D. Afonso Henriques (1112 - 1185) com o auxílio dos Cruzados em trânsito para o "Oriente Médio".  Foi o único sucesso da Segunda Cruzada.
MarselhaPisaGênova e outras grandes cidades mediterrâneas participaram na guerra da "Reconquista", assim como os contingentes de "Cruzados" da Inglaterra, constituídos por flamengosnormandosinglesesescoceses e alguns cruzados germânicos que no total perfaziam 164 navios.  A armada chegou à cidade do Porto sendo convencida pelo bispo do Portoa tomarem parte nessa operação militar.
"Cerco de Lisboa" por Joaquim Rodrigues em 1840
Após a conquista de Santarém (1147), sabendo da disponibilidade dos Cruzados em ajudar, as forças de D. Afonso Henriques prosseguiram para o Sul, sobre Lisboa.  
Bem defendidos, os muros da cidade mostraram-se inexpugnáveis. As semanas se passavam e as máquinas de guerra dos sitiantes lançavam toda a sorte de projéteis sobre os defensores.  No início de outubro, os trabalhos de ataque do alicerce da muralha tiveram sucesso em fazer cair uma parte dela, abrindo uma brecha por onde os sitiantes se lançaram.  Diante dessa situação, na iminência de um assalto cristão em duas frentes, os muçulmanos, enfraquecidos pelas escaramuças, pela fome e pelas doenças, capitularam a 20 de outubro.
Após a rendição uma epidemia de peste assolou a região fazendo milhares de vitimas entre a população.
Lisboa tornou-se, entretanto, capital de Portugal em 1255.

Nenhum comentário:

Postar um comentário