quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Anton van Leeuwenhoek

Segundo a wikipedia:
<<Nascido em Delft24 de Outubro de 1632 e falecido em Delft, 26 de Agosto de 1723, foi um neerlandês comerciante de tecidos, cientista e construtor de microscópios.
Conhecido por suas contribuições para o melhoramento do microscópio, além de ter contribuído com as suas observações para a biologia celular (descreveu a estrutura celular dos vegetais, chamando as células de "glóbulos"). Utilizando um microscópio feito por si mesmo (possuía a maior coleção de lentes do mundo, cerca de 250 microscópios), foi o primeiro a observar e descrever fibras muscularesbactériasprotozoários e o fluxo de sangue nos capilares sanguíneos de peixes.
A citologia é dependente de equipamentos que permitem a visualização das células humanas, pois a maioria delas são tão pequenas que não podem ser observadas sem o auxílio de instrumentos óticos de ampliação.

Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos.  Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi Antonie van Leeuwenhoek.  Se constituiu na principal janela da ciência para o mundo além da capacidade de resolução do olho humano.
microscópio utilizado para as suas descobertas era constituído por uma lente biconvexa que tinha a capacidade de aumentar a imagem cerca de 200 vezes.
A ele é atribuída a descoberta dos micro-organismos.
Em 1665, o inglês Robert Hooke usou um microscópio para observar uma grande variedade de pequenos objetos, além de animais e plantas que ele mesmo representava em fiéis ilustrações. Hooke percebeu que a casca do carvalho era formada por uma grande quantidade de alvéolos vazios, semelhantes à estrutura dos favos de uma colmeia.  Publicou as suas descrições e ilustrações em uma obra denominada Micrographia, em que usa a designação "little boxes or cells" (pequenas caixas ou celas) para denominar os alvéolos observados, dando origem assim ao termo "célula".>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário