sábado, 19 de outubro de 2013

Batalha das Nações ou Batalha de Leipzig

Segundo a wikipedia:
<<Foi uma batalha ocorrida entre 16 a 19/10/1813, na cidade alemã de Leipzig, entre o exército francês de Napoleão Bonaparte e os exércitos de RússiaPrússiaÁustria e Suécia.  A batalha terminou com a derrota de Napoleão.
Em 1813, depois da desastrosa campanha russa, Napoleão defrontou-se com o levante da Prússia e com os exércitos invasores da Rússia.
A impossibilidade de encerrar a guerra na primavera mudou as coisas.  
A Áustria, exausta de guerras, mas mortalmente irritada com Napoleão por seu desprezo, entrou em cena como um mediador ativo.  Ostensivamente era neutra, mas pendia fortemente para os aliados.  Napoleão e o chanceler austríaco Metternich tiveram discussões que se arrastaram por horas. Nelas, o imperador mostrou-se agressivo em vários momentos e demonstrou não compreender os objetivos do chanceler . 

Mais que a restituição de territórios, a Áustria desejava uma paz duradoura, fundada numa concordância ativa entre as potências.  Um "acordo" lhe parecia inaceitável, mesmo que permitisse à França conservar o Grande Empire interior: "Meu domínio não sobreviverá ao dia em que eu deixar de ser forte e temido".  Cristalizou-se assim a Sexta Coalizão antinapoleônica. A Áustria juntou-se aos russos e prussianos. 

Na manhã de 19 de outubro, começou a ofensiva final dos aliados contra Leipzig.  Com isto, a hegemonia de Napoleão na Europa foi definitivamente destruída. Para tal, quase 100 mil pessoas perderam a vida nos campos de batalha em torno a Leipzig. Mais de meio milhão de soldados lutaram a favor ou contra Napoleão e quase um quinto dos soldados morreu na maior batalha da história da humanidade até então.>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário