domingo, 27 de outubro de 2013

Niccolò Paganini

Segundo a wikipedia:
<<Niccolò Paganini (Gênova, 27 de outubro de 1782Nice, 27 de maio de 1840) foi um compositor e violinista italiano que revolucionou a arte de tocar violino e deixou a sua marca como um dos pilares da moderna técnica de violino. O seu caprice em Lá menor, Op. 1 No. 24 está entre suas composições mais conhecidas.
Quando criança era constantemente obrigado pelo próprio pai a estudar violino por horas a fio, sob ameaça de castigos severos.
Em seus primeiros concertos públicos foi logo considerado uma criança prodígio. Após libertar-se da custodia do pai-déspota, começou carreira como virtuoso do violino, em toda a Itália.  A maioria das suas obras foram escritas para violino.  Em todas as apreciações, cartas e outras fontes contemporâneas aparece o testemunho de como as plateias e os críticos reagiram à execução deste "violinista diabólico".  O seu estilo de vida e a sua aparência mefistofélica deram origem a historias de que o seu virtuosismo era devido a um pacto com o demônio.  Sendo um dos primeiros instrumentistas do romantismo musical, mostrou a pianistas como Franz Liszt uma nova forma tocar, explorando a técnica e a virtuosidade de um instrumento.
Ficou famoso também pelo seu estilo da vida rebelde, frequentemente gastando todo o seu dinheiro em jogos e diversões noturnas. Durante os anos de 1800-1805 desapareceu completamente da vida pública. Uma lenda muito propagada conta que passou estes anos na prisão.
Os últimos anos da sua vida foram passados em Nice. Apesar de muito rico, ficou doente de tuberculose e quase não podia falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário