quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Adolpho Bloch

Segundo a wikipedia:

"Avram Yossievitch Bloch  (JitomirUcrânia8 de outubro de 1908 — São Paulo19 de novembro de 1995) foi um dos mais importantes empresários da imprensa e televisão brasileira. Fundador do grupo de mídia que levava seu sobrenome, foi o criador da revista semanal Manchete, em 1952, e fundou, em 1983, a Rede Manchete, hoje extinta.


Em 1921, deixou a Ucrânia definitivamente, chegando a morar 9 meses em Nápoles, na Itália. Somente em 1922, os Bloch chegaram ao Rio de Janeiro.  Chegava à então capital federal trazendo consigo apenas um pequeno pilão, utilizado para espremer especiarias, e esse fato, explicaria o título de sua biografia <<O Pilão>>, lançada na década de 1980.
Os Bloch investiram a pequena economia no mesmo ramo com o qual trabalhavam quando moravam na Rússia: o gráfico.  Conseguiram comprar uma pequena impressora manual e começam rodando folhas numeradas para o hoje ilegal <<Jogo do Bicho>>.
 Durante a década de 1940, trabalhou com muito sucesso na editora Rio Gráfica, de Roberto Marinho.
Freqüentador da área boêmia do Rio, onde existia o Grêmio Recreativo Familiar Kananga do Japão, onde ele ia para as rodas de gafieira. Esse lugar inspiraria a novela Kananga do Japão, da Rede Manchete, em 1989.
 Em 26 de abril de 1952, Adolfo Bloch lança o primeiro número da revista <<Manchete>>, realizando o sonho de publicar um semanário de âmbito nacional.  A partir daí, tem início a construção de um dos maiores impérios de mídia da América Latina.  A Bloch Editores também publicava livros e revistas dos mais variados segmentos.
Além da revista (que se tornou a mais lida do Brasil, ganhando projeção mundial), outro grande orgulho de Seu Adolpho foi a amizade com o ex-presidente Juscelino Kubitschek, e foi para ele, o amigo de todas as horas.
Foram lançadas a Rede Manchete de Rádio FM, com 5 emissoras pelo Brasil e a Rádio Manchete AM, no Rio de Janeiro.  Depois de vários adiamentos, a Rede Manchete era finalmente inaugurada.
"Seu Adolpho" faleceu no dia 19 de novembro de 1995 aos 87 anos, sem ter tido filhos. Deixava apenas a esposa, Anna Bentes, com quem vivia desde 1980, tendo o seu casamento oficializado apenas em 1992. Com isso, as empresas de seu grupo passaram para o controle do sobrinho de Bloch, Pedro Jack Kapeller.
Em 1998 é inaugurada uma Escola Técnica com o seu nome, localizada no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETE Adolpho Bloch) é a única escola de Comunicação da América Latina. Acretita-se que o personagem Adolfo no filme "O Homem da Capa Preta" faça referencia à sua pessoa."


Nenhum comentário:

Postar um comentário