sábado, 5 de outubro de 2013

Irmãos Lumière

Segundo a wikipedia:
"Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol6 de junho de 1948) e Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon19 de outubro de 1862— Lyon10 de abril de 1954), os "irmãos Lumière", foram os inventores do cinematógrafo, sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.  São considerados os inventores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, que é visto como o pai do cinema de ficção.


Cinematógrafo
Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière, instalada na cidade francesa de Lyon.
cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído, mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que tivera perdido a patente, posteriormente registrada pelos Lumière.
A primeira projeção pública de apresentação do invento, ocorreu a 28 de Dezembro de 1895 na primeira sala de cinema do mundo, o "Eden", que ainda existe, situado em La Ciotat, no sudeste da França.
Os irmãos Lumière desenvolveram também o primeiro processo de fotografia colorida, o autocromo, a placa fotográfica seca (1896), a fotografia em relevo (1920), o cinema em relevo (1935), a chamada ‘’Cruz de Malta’’, um sistema que permite que uma bobina de filme desfile por intermitência.
Louis assumiu claramente a sua ideologia política mostrando ser um admirador de Benito Mussolini, a quem enviou uma fotografia sua com uma dedicatória em que referia «a expressão da minha mais profunda admiração». 
«Seria um grave erro recusar o regime de colaboração de que falou o Marechal Pétain nas suas admiráveis mensagens."
Irmãos Lumière

Nenhum comentário:

Postar um comentário