terça-feira, 22 de outubro de 2013

Franz Liszt

Segundo a wikipedia:
<<Franz Liszt, em húngaroLiszt Ferenc (Doborjánentão parte do Reino da Hungria, sob domínio Habsburgo22 de outubro de 1811 — Bayreuth31 de julho de 1886) foi um compositor, pianista, maestro, professor e terciário franciscano húngaro (seguidor da atual denominação da Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis, uma organização da Igreja Católica destinada a reunir fiéis leigos e clero diocesano que procuram observar os Evangelhos seguindo os passos de São Francisco de Assis).  Quando perguntado sobre sua nacionalidade, Liszt sempre respondia com orgulho que era húngaro, mesmo sem sequer falar a língua e durante toda sua vida usou seu passaporte húngaro para viajar.
Ganhou fama por sua habilidade como pianista virtuoso. Foi citado por seus contemporâneos como o pianista mais avançado de sua idade, e em 1840 ele foi considerado por alguns como, talvez, o maior pianista de todos os tempos.
Em 1847, Liszt era famoso na Europa como um virtuoso pianista. A "Lisztomania" percorria toda a Europa, e a carga emocional dos seus recitais converteram os concertos em "algo místico em vez de serem eventos musicais sérios", e a reação de muitos dos ouvintes poderia ser descrita como histérica.
Em Setembro de 1847 Liszt deu o seu último recital público como artista contratado, e anunciou a sua retirada do circuito de concertos.
Liszt foi o criador do poema sinfônico (obra de caráter musical baseada em um poema ou texto literário), muito popular no século 19.

Foi também um compositor bem conhecido e influente, professor e maestro. Ele foi um benfeitor para outros compositores.>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário