quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Oscar Wilde

Segundo a wikipidia:
<<Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde (Dublin16 de outubro de 1854 — Paris30 de novembro de 1900foi criado numa família protestante (depois convertendo-se à Igreja Católica), desde cedo se sobressaiu como latinista e helenista. Quando morou em Londres, começou a ter uma vida social bastante agitada, sendo logo caracterizado pelas atitudes extravagantes.


Fundou o esteticismo ou dandismo, que defendia, a partir de fundamentos históricos, o belo como antídoto para os horrores da sociedade industrial, sendo ele mesmo um dândi.   Em Paris entra para o mundo literário local, o que o leva a abandonar seu movimento estético.  Volta para a Inglaterra e casa-se com Constance Lloyd, filha de um rico advogado de Dublin, com quem teve dois filhos.
Em Maio de 1895, após três julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão com trabalhos forçados, por "cometer atos imorais com diversos rapazes".  Foi o pai de Bosie,  seu suposto amante, que levou Oscar Wilde ao tribunal. 
Oscar Wilde foi pioneiro na criação do filme de drama e no de ação.
Morreu de meningite (agravado pelo álcool e pela sífilis). Sua tumba em Père Lachaise foi feita à requisição de Robert Ross, que também pediu um pequeno compartimento para seus próprios restos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário