domingo, 27 de outubro de 2013

Estátua da Liberdade, NY, EUA

Segundo a wikipedia:
<<A Estátua da Liberdade cujo nome oficial é A Liberdade Iluminando o Mundo é um monumento que foi inaugurado em 28 de outubro de 1886, construído em uma ilha na entrada do Porto de Nova Iorque.
O Monumento comemora o centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos, após uma vitória em batalha travada contra a InglaterraO presente monumental foi, também, uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses na sua revolução, em 1789.
Antigamente a frase escrita no pedestal era:
"Venham a mim as multidões exaustas, pobres e confusas ansiosas pela liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade... Eu guio-os com a minha tocha." (Emma Lazarus, 1875)
Bartholdi fez uma viagem aos Estados Unidos e encontrou o que ele julgava ser o local ideal para a futura estátua - uma ilhota na baía de Nova Iorque, posteriormente chamada Ilha da Liberdade. 
Projetada e construída pelo escultor alsaciano Frédéric Auguste Bartholdi, que baseou-se no Colosso de Rodes para edificá-la.  Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, contou com a assistência do engenheiro francês Gustave Eiffel.  Com as suas 24.635 toneladas, é atualmente a estátua mais pesada do mundo, segundo o Guinness BookPor ter sido construída em cobre, originalmente a estátua apresentava coloração dourada. Entretanto, devido a uma série de reações químicas conhecida como patinação, sais de cobre foram formados sobre sua superfície, o que lhe conferiu a atual tonalidade verde-azulada.
Tornou-se patente que ele incorporara símbolos da Maçonaria em seu projeto - a tocha, o livro em sua mão esquerda, e o diadema de sete espigões em torno da cabeça.
 
Funcionou como farol de 1886 a 1902, tendo sido pioneira na utilização elétrica dentre os faróis, tendo em vista que até então utilizavam-se tochas no lugar de lâmpadas elétricas.>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário