terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ford T

Segundo a wikipedia:
"Em 1 outubro de 1908, a Ford lança no mercado dos Estados Unidos, o seu Modelo T, um veículo confiável, robusto, seguro, simples de dirigir e principalmente barato.

Ford Modelo T foi o produto da fábrica estadunidense que popularizou o automóvel e revolucionou a indústria automobilística. Foi o vigésimo projeto da marca.
A fabricação desse modelo ganharia notável incremento a partir de 1913, quando Henry Ford implanta a linha de montagem e a produção em série, revolucionando a indústria automobilística.
Com estas inovações, em vez de um operário ficar responsável pela produção de todas as etapas de um carro, várias pessoas ficavam responsáveis pela produção de etapas distintas de vários carros. Henry Ford criou um engenhoso sistema de esteira, que movimentava o carro em produção, em frente aos operários, para que cada um executasse a sua etapa. 
E a queda de preço foi constante: em 1908, ano de seu lançamento, a unidade custava US$ 850 e em 1927, último ano de sua fabricação, o preço havia despencado para US$ 290.
Em 1914 é iniciada sua fabricação na Argentina. Em 1917, é lançado o caminhão Modelo TT. Em 1919, a Ford se torna o primeiro fabricante de automóveis no Brasil, com a produção do carro e do caminhão dessa linha.
O acelerador era uma alavanca junto ao volante, que formava par com outra, para ajustar o avanço de ignição. As duas alavancas opostas, formavam a figura de um bigode, o que levou o T a ser chamado, no Brasil, de Ford de Bigode. 

O recorde de quase vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi superado em 1972 pelo Fusca."

Nenhum comentário:

Postar um comentário