quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Giuseppe Verdi

Segundo a wikipedia:
<<Giuseppe Fortunino Francesco Verdi (Roncole,10 de outubro de 1813 — Milão27 de janeiro de 1901) foi um compositor de óperas do período romântico italiano, sendo na época considerado o maior compositor nacionalista da Itália.
No dia seguinte ao seu nascimenteo, foi batizado na igreja católica, e foi registrado em latim como Josephus Fortuninus Franciscus. No dia seguinte (terça-feira), o pai de Verdi levou seu recém-nascido até Busseto, onde o bebê foi registrado como francês com o nome de Joseph Fortunin Francois. "Assim, para o mundo civil, Verdi nasceu como sendo um francês."
Verdi mudou-se para Milão quando tinha vinte anos para continuar seus estudos.  Todos em Milão estavam convencidos de que Verdi deveria seguir carreira como compositor teatral. Posteriormente, com o suporte de Antonio Barezzi, um mercador local e amante da música, foi-lhe proporcionado o suporte financeiro para suas ambições musicais em Milão, e assim, Verdi apresentou-se pela primeira vez em público na casa de Barzzi, em 1830.
Foi um dos compositores mais influentes do século XIX. Suas obras são executadas com frequência em casas de ópera em todo o mundo e, transcendendo os limites do gênero, alguns de seus temas já estão há muito enraizados na cultura popular - como "La donna è mobile", de "Rigoletto", "Va, pensiero" (Coro dos Escravos Hebreus) de Nabucco, "Libiamo ne' lieti calici" (Valsa do Brinde) de La Traviata e a "Gloria al Egito e ad Iside" (Marcha Triunfal) de Aida.
A última ópera de Verdi, Falstaff, tendo o libretto também escrito por Boito, foi baseada em The Merry Wives of Windsorde Shakeaspeare e uma tradução de Victor Hugo. Essa ópera teve um sucesso internacional e é uma das supremas óperas cômicas, que mostra a genialidade de Verdi no contraponto.
Após a Itália ser unificada, em 1861, muitas das óperas de Verdi foram re-interpretadas como Risorgimento.  Começando em Nápoles e se espalhando por toda a Itália, o slogan "Viva VERDI" foi usado como um acróstico de Viva Vittorio Emanuele Re D'Italia (Vitor Emanuel, Rei da Itália), se referindo a Vítor Emanuel II da Itália, então rei da Sardenha.
Enquanto estava hospedado no Grande Hotel de Milão, Verdi sofreu um derrame, dia 21 de janeiro de 1901 e veio a falecer seis dias depois.  Arturo Toscanini conduziu a vasta força de orquestras e coros, combinados de toda a Itália, no funeral de Verdi, em Milão. Até hoje, foi uma das maiores uniões artísticas (musicais) da história da Itália."

Nenhum comentário:

Postar um comentário