quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Agostinho de Hipona

Segundo a wikipedia:
<< Aurélio Agostinho dito de Hipona, conhecido como Santo Agostinho (Tagaste [Argélia, à época uma província romana], 13 de novembro de 354 - Hipona [Argélia], 28 de agosto de 430), foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo e é um Padre latino e Doutor da Igreja Católica.
Seu pai era um berbere romanizado pagão e sua mãe era berbere cristã.  A esperança da família, sem muitos recursos, era educar seus filhos para que se tornassem professores, advogados ou membros da administração imperial. Agostinho foi educado no norte da África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão.
Em seus primeiros anos, Agostinho foi fortemente influenciado pelo maniqueísmo e pelo neoplatonismo.  Numa tenra idade, desenvolveu uma relação estável com uma jovem, em Cartago, com a qual viveu em concubinato por quinze anos e com quem viria a ter um filho, Adeodato.
Mudou-se para Cartago a fim de ocupar o cargo de professor da cadeira municipal de retórica.
Foi a oratória do bispo de Milão, Ambrósio, que teve mais influência sobre a conversão de Agostinho ao cristianismo.  No verão de 386, após ter lido um relato da vida de Antônio do Deserto, de Atanásio de Alexandriasofreu uma profunda crise pessoal e decidiu se converter ao cristianismo católico.  A chave para esta transformação foi à voz de uma criança invisível, que ouviu ("toma e lê") enquanto estava em seu jardim em Milão. 
Agostinho, em um afresco de Sandro Botticelli.
Ambrósio batizou Agostinho, juntamente com seu filho Adeodato, na vigília da Páscoa, em 387Depois de tornar-se cristão (387) desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia.  Ele aprofundou o conceito de pecado original e, quando o Império Romano do Ocidente começou a desintegrar-se, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus, distinta da cidade material do homem.  Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval.
Na Igreja Católica, e na Igreja Anglicana, é considerado santo, e importante Doutor da Igreja, e o patrono da ordem religiosa agostiniana.  Muitos protestantes, especialmente os calvinistas mas também os luteranos, consideram-no como um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça divina.
Na Igreja Ortodoxa Oriental seu dia festivo é celebrado em 15 de junho, apesar de uma minoria ser da opinião que ele é um herege, principalmente por causa de suas mensagens sobre o que se tornou conhecido como a cláusula filioque.  Entre os ortodoxos é chamado de "Santo Agostinho, o Abençoado".>>
 
 
 
 
 
 
 
Agostinho recebe o batismo das mãos de Ambrósio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário