domingo, 24 de novembro de 2013

Toulouse-Lautrec

Segundo a wikipedia:
"Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa (Albi, 24 de Novembro de 1864Saint-André-du-Bois, 9 de Setembro de 1901) filho mais velho do Conde Toulouse-Lautrec-Monfa, de quem herdaria o título, porém faleceu antes do pai.  Foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, conhecido por pintar a vida boêmia de Paris do final do século XIX.  Sofria de uma doença desconhecida em sua época (certamente uma distrofia poli-hipofisária, debilidade óssea que compromete o crescimento).  Sofreu dois acidentes em sua juventude, fraturando o fêmur esquerdo aos doze anos e o direito aos quatorze anos. Os ossos mal soldados pararam de crescer e fizeram com que Henri não ultrapassasse a altura de 1,52 m, tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com pernas curtas de menino.  Em seus longos períodos de cama, Toulouse-Lautrec fazia desenhos e pintava aquarelas.
Foi estudar num estúdio que ficava nas ladeiras suburbanas de Montmartre, em Paris.  É lá que descobriu a inspiração que lhe faltava.  Mudou-se para aquele bairro de má fama e encontrou seu lugar entre trabalhadores, prostitutas e artistas de caráter duvidoso.
O tema principal das pinturas de Toulouse-Lautrec era a vida boêmia parisiense, que ele representava através de um desenho e uma composição dinâmica que poderia ter sido influenciada pela fotografia e as gravuras japonesas.
Escondido no coração de Montmartre estava o jardim de Pere Foret onde Toulouse-Lautrec pintou uma série de óleos sobre tela ao ar livre de Carmen Gaudin (a modelo ruiva que aparece no quadro "A Lavadeira" de 1888).  Quando o cabaré Moulin Rouge abriu as portas ali perto, Toulouse-Lautrec foi contratado para fazer cartazes.  Posteriormente ele passou a ter assento cativo no cabaré, onde suas pinturas eram expostas. Nos muitos conhecidos trabalhos que ele fez para o Moulin Rouge e outras casas noturnas parisienses, está retratada, entre outras, a cativante La Goulue ("A Gulosa"), que criou o "cancan" francês.
Fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX, onde a arte deixa de ser patrocinada e financiada apenas pela Igreja e pelos nobres, para ser comprada e utilizada pelo comércio crescente.  Revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art NouveauUsava muito vermelho, em geral de maneira contrastante, usava o cabelo cor de laranja e a cor verde limão para traduzir a atmosfera elétrica da vida noturna.  Era um mestre do contorno, podia retratar cenas de grupos de pessoas onde cada pessoa está individualizada.  Não pintava sombras. Sua pinturas sempre incluiam pessoas (um grupo ou um indivíduo) e não gostava de pintar paisagens.  O papel usado para os cartazes frequentemente era amarelo.
          
A invenção do coquetel "Terremoto" (Tremblement de Terre) é atribuída à Toulouse-Lautrec.  É uma mistura potente de 1/2 parte de absinto e 1/2 parte de conhaque, servido em copo de vinho sobre cubos de gelo.
Trabalhou por menos de vinte anos mas deixou um legado artístico importantíssimo, tanto no que se refere à qualidade e quantidade de suas obras, como também no que se refere à popularização e comercialização da arte.  Estima-se que tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), feito mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.
Sendo um boêmio, faleceu precocemente aos 36 anos de sífilis e alcoolismo.>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário