sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Os irmãos Wright

Segundo a wikipedia:
<<Em 7 de novembro de 1910, os Irmãos Wright fizeram o primeiro voo comercial do mundo.  Este voo, realizado entre Dayton a Columbus, durou uma hora e dois minutos, pecorreu 100 quilômetros e rompeu um novo recorde de velocidade, tendo alcançado 97 km/h. 
Durante a década de 1890 os Irmãos Wright tornaram-se obcecados pela aviação, especialmente com a ideia de fabricar e voar em uma aeronave motorizada mais pesada do que o ar.  À época eles administravam uma fábrica de bicicletas em Dayton, Ohio, Estados Unidos.  Seguindo o conselho de Lilienthal, os irmãos Wright passaram a fabricar planadores em 1899.  Na virada do século já estavam realizando seus primeiros voos bem sucedidos em planadores, em Kitty Hawk, Carolina do Norte.  A região de Kitty Hawk foi escolhida para tais voos por causa dos ventos constantes e intensos, facilitando assim o planeio.  Além disso, a região dispunha de um solo macio, arenoso, que amortecia os pousos.
Em 1902 os irmãos Wright decidiram tentar fabricar um avião mais pesado do que o ar. Eles foram a primeira equipe de desenhistas a realizar testes sérios para tentar solucionar problemas aerodinâmicos, controlabilidade e de potência que afligiam os aviões fabricados naquela época.  Eventualmente, eles fabricaram um motor com a potência desejada, e solucionaram os problemas do controle de voo, através de um método chamado de wing warping - pouco usado na história da aviação, mas que funcionava nas baixas velocidades em que o protótipo voaria.
O avião fabricado pelos irmãos Wright foi um biplano batizado de Flyer (Voador). O piloto ficava deitado na asa inferior do avião.  O motor localizava-se à direita do piloto, e fazia girar duas hélices localizadas entre as asas.  O Flyer foi o primeiro avião registrado na história da aviação dotado de "manobralidade longitudional e vertical", excluindo-se os planadores de Lilienthal, onde tal controle era realizado através da força do próprio tripulante.
Em 17 de Dezembro de 1903, numa praia da Carolina do Norte, perto de Kitty Hawk, os irmãos Wright efetuaram aquele que seria considerado como o primeiro voo de um aparelho voador controlado, motorizado e "mais pesado que o ar".
Os voos foram testemunhados por quatro salva-vidas e um menino da vila, fazendo destes voos os primeiros voos semi-públicos.  O motoplanador foi destruído por uma rajada de vento nesse mesmo dia.  Alguns jornais do Estado de Ohiopublicaram no dia seguinte, com enormes exageros e informações incorretas, o feito dos Irmãos Wright.
Em setembro de 1904 os Wright criaram um sistema de catapultagem para não mais dependerem de vento para fazer decolar o seu aeroplano.  Eles convidaram amigos e vizinhos para assistirem alguns desses voos, proibindo sempre que quaisquer fotografias fossem feitas por outros que não eles próprios.
A partir de 1910, os aviões dos Irmãos Wright já não necessitariam mais definitivamente da catapulta para alçar voo.
No entanto, em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont realizou um voo público em Paris, em seu famoso avião 14-Bis, o primeiro de um avião na história da aviação registrado publicado e sem artifícios externos.
O 14-Bis, ao contrário do Flyer dos irmãos Wright, não precisava de trilhos, catapultas ou ventos contrários para alçar voo, bem como teve muita cobertura da imprensa, de aviadores e de cronometristas do Aeroclube da França e, é por isso que este voo é considerado por vários especialistas em aviação como o primeiro voo bem sucedido de um avião.>>
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário