quarta-feira, 20 de novembro de 2013

GUERRA DAS ROSAS

Segundo a wikipedia:
<<A Guerra das Rosas ou Guerra das Duas Rosas foi uma série de longas e intermitentes lutas dinásticas pelo trono da Inglaterra, ocorridas ao longo de trinta anos de batalhas esporádicas (1455 e 1485).  Em campos opostos encontravam-se as casas de York e de Lancaster.  As lutas pelo trono de Inglaterra, entre famílias rivais dos descendentes de Eduardo III, devem o seu nome aos símbolos das duas facções: uma rosa branca para a Casa de York, uma vermelha para a Casa de Lancaster.
  
 
Esta série de guerras civis iniciou-se com a disputa da aristocracia pelo controle do Conselho Real, por causa da menoridade de Henrique VI.  Havia uma rivalidade entre dois aspirantes ao trono: Edmundo Beaufort (1406-1455), duque de Somerset, da casa de Lancaster, e Ricardo Plantageneta, terceiro duque de York.  O primeiro apoiava Henrique VI e a rainha Margarida de Anjou.  O segundo pôs em causa o direito ao trono de Henrique VI de Lancaster, um homem frio mas fraco, sujeito a fases de insanidade.
 
Henrique VI
Os tempos eram de dificuldade para a Casa de Lancaster, no poder, fortemente abalada pela demência do rei e pelas derrotas militares do exército inglês na França durante a última fase da Guerra dos Cem Anos.
A Guerra sofreu uma parada brusca, até a morte de Eduardo IV, em 1483.  Ele deixou dois filhos - o mais velho, de 12 anos, Eduardo V.  Este e os seus apoiantes foram afastados pelo jovem tio do rei, Ricardo, Duque de Gloucester.  Poucos meses depois o rei Eduardo V e o irmão, foram levados para a Torre de Londres e desapareceram. 
Eduardo V e o duque de York na Torre de Londres
Os rumores diziam que haviam sido assassinados pelo tio, que herdou o trono com o título de Ricardo III.
 
Nesta altura a Casa de Lancaster apoiou as pretensões ao trono de Henrique Tudor, senhor de Richmond, mais tarde Henrique VII, que fugira ainda adolescente para a Bretanha.  As disputas terminaram em 1485, quando Henrique desembarcou na Inglaterra com 5 mil homens e marchou para depor o rei.  Os dois se encontraram em Bosworth. O exército dos York tinha 10 mil soldados, o dobro da armada adversária.  No entanto, Ricardo III foi morto no campo de batalha e Henrique Tudor foi coroado como Henrique VII. Nos primeiros anos de seu reinado, Henrique VII eliminou todos os seus rivais. Com a intenção de unir as duas facções rivais e fortalecer sua posição, Henrique VII casou-se com a filha mais velha de Eduardo IV, Isabel de York.
Henrique VII
As guerras enfraqueceram o poder da nobreza e não houve sérias contestações à dinastia Tudor, criada por Henrique VII.>>
A Rosa de Tudor, criada ao término da guerra civil, unindo ambos emblemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário