sábado, 2 de novembro de 2013

Cleópatra

Segundo a wikipedia:
<<Cleópatra Thea Filopator (Alexandria, 69 a.C.12 de agosto de 30 a.C.) foi a última rainha da dinastia de Ptolomeu, general que governou o Egito após a conquista daquele país pelo rei Alexandre III da MacedôniaEra filha de Ptolomeu Auletes e o nome Cleópatra significa "glória do pai", Thea significa "deusa" e Filopator "amada por seu pai".
 ou seria assim  ou assim
Cleópatra originalmente governou conjuntamente com seu pai, Ptolemeu XII Neos Dionisos, e mais tarde com seus irmãos, Ptolomeu XIII e Ptolomeu XIVOs monarcas estavam cercados por homens da corte que ambicionavam o poder e que exerciam um domínio sobre o irmão dela.  Os conselheiros insinuaram que Cleópatra pretendia governar sozinha e colocaram o povo de Alexandria contra Cleópatra, que foi obrigada a fugir para o sul do Egito e depois para a SíriaConsegue formar um pequeno exército de mercenários, tendo regressado ao Egito para lutar contra o irmão. 
César toma Alexandria e decide resolver o conflito entre Ptolomeu XIII e Cleópatra.  Afastada do palácio real, Cleópatra deseja encontrar-se com César. É então que se desenrola o famoso episódio do tapete: Cleópatra marcou um encontro com Júlio César, quando este chegou ao Egito, a fim de lhe dar um presente, que consistia num tapete.  Ao ser desenrolado, a própria rainha estava em seu interior (Cleópatra tinha sido enrolada no tapete pelo seu servo Apolodoro).  Ela consumou uma ligação amorosa com Júlio César, que solidificou sua permanência no trono.
Sua irmã Arsínoe foi feita prisioneira e seu irmão Ptolomeu XIII afogou-se no Nilo quando tentava escapar.  Por sugestão de César, Cleópatra passou a reinar conjuntamente com seu irmão Ptolemeu XIV e casou-se com ele, quando César partiu para Roma. 
Foi uma grande negociante, estrategista militar, falava seis idiomas e conhecia filosofia, literatura e arte gregas.  Desde o início Cleópatra compreendeu que Roma era a nova potência do Mediterrâneo e que caso desejasse manter-se no poder deveria manter relações amigáveis com ela.
Mais tarde, ela elevou seu filho com César,  Ptolomeu XV César ("Pequeno César" - Cesarion) para co-regente.  César, no entanto, recusou-se a torná-lo seu herdeiro, honra que coube a Octaviano.
A convite de César, Cleópatra instala-se em Roma com seu filho e o irmão marido Ptolomeu XIV, fixando residência nos jardins do Janículo, mesmo próxima da então 3ª esposa de César.
César ordenou que fosse colocada uma estátua de ouro de Cleópatra no templo da deusa Venus Genetrix.
Pouco depois do assassinato de César, Cleópatra voltou para o Egito e assassinou seu irmão marido Ptolomeu XIV e passou a reinar sozinha.
Passados cerca de 2 anos, Marco Antônio, um dos triúnviros que governava Roma após o vazio governativo causado pela morte de César, convocou-a a encontrá-lo para ela responder a ele sobre a ajuda que prestara a um dos assassinos de César e, portanto, inimigo dos triúnviros.  Cleópatra chegou com grande pompa e circunstância, o que encantou Marco Antônio.  Passaram juntos o inverno em Alexandria e ficou grávida pela segunda vez, desta vez de gêmeos que receberiam o nome de Cleópatra Selene e Alexandre HélioQuatro anos depois, Marco António visitou de novo Alexandria e recomeçou então nova relação com Cleópatra, passando a viver em Alexandria.  Então, Cleópatra deu à luz outro filho, Ptolomeu Filadelfo.
O senado romano declarou-lhes guerra em 31 a.C. Após serem derrotados por Otávio na batalha naval de Áccio, ambos cometeram suicídio, tendo Cleópatra se deixado picar por uma serpente da espécie Naja egípcia, em Alexandria no ano 30 a.C., e o Egito tornou-se inteiramente uma província romana.>>
"A morte de Cleópatra" de Reginald Arthur

Nenhum comentário:

Postar um comentário