segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Daguerre, autor da primeira patente para um processo fotográfico

Segundo a wikipedia:
<<Louis Jacques Mandé Daguerre (Cormeilles-en-Parisi, Val-d'Oise, 18 de novembro de 1787Bry-sur-Marne, 10 de julho de 1851) foi um pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, tendo sido o autor da primeira patente para um processo fotográfico (1835 - o daguerreótipo).
Na sequência da sua parceria com Joseph Nicéphore Niépce, Daguerre herdou a invenção e os conhecimentos adquiridos por Niépce, o que lhe permitiu adicionar uma nova variação da câmera escuraA imagem formada na chapa, depois de revelada, continuava sensível à luz do dia e padecia de curta durabilidade.  Daguerre solucionou este último problema ao descobrir que, mergulhando as chapas reveladas numa solução aquecida de sal de cozinha, este tinha um poder fixador, obtendo assim uma imagem inalterável.
A fotografia não foi inventada apenas por uma pessoa.  Durante um período de dois anos (1839 - 1840) a fotografia deu passos decisivos através do trabalho de estudiosos como Fox Talbot (inventor do Calótipo) ou Hércules Florence (cidadão francês exilado no Brasil) cujos estudos e descobertas tiveram lugar na mesma altura que os estudos de Daguerre e Niépce.
Daguerre tinha problemas financeiros e não conseguiu obter o apoio de industriais por querer manter secreta a parte fundamental do seu processo.
Em 19 de Agosto de 1839, no Instituto de França, foi anunciado ao mundo um novo processo, o daguerreotipo, tendo sido posteriormente vendido ao governo francês.
Com a invenção deste novo processo de reprodução da realidade, as artes plásticas adquiriram muito mais liberdade de criação, visto que não precisavam ater-se ao real.
A primeira fotografia tirada de Abraham Lincoln também foi por um daguerreótipo.
Foto de 1846 por Matthew B. Brady.
 
Paralelamente ao surgimento do daguerreótipo, acontecia na Europa, e principalmente na França, o Impressionismo, que trazia técnicas inovadoras de pintura por meio da luz.
Daguerre ficou implicitamente reconhecido como o pai do daguerreótipo apesar de conflitos posteriores com Isidore Niépce que representava os interesses do pai.>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário