domingo, 10 de novembro de 2013

Martinho Lutero

Segundo a wikipedia:
<< Martinho Lutero (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um sacerdote católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante.
Ficando contra os conceitos da Igreja Católica, confrontou sobretudo a venda de indulgências com suas 95 Teses, em 1517.  Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Antigo.
Lutero ensinava que a salvação não se consegue com boas ações, mas é um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça, através da fé em Jesus como único redentor do pecador.  Apesar disso, em suas teses não negava a necessidade da confissão, considerando-a necessária para o perdão da falta.  Ensinava que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados, como um sacerdócio santo (?).
Sua tradução da Bíblia para o alemão, que não o latim fez o livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã.  Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas.  Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.
Em seus últimos anos, Lutero tornou-se algo antissemita, chegando a escrever que as casas judaicas deveriam ser destruídas, e suas sinagogas queimadas, seu dinheiro confiscado e sua liberdade cerceada.>>
Selo de Lutero

Nenhum comentário:

Postar um comentário