sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Claude Debussy

Segundo a wikipedia:
<<Claude-Achille Debussy (Saint-Germain-en-Laye, 22 de Agosto de 1862Paris, 25 de Março de 1918) foi um músico e compositor francês.
Claude Debussy ca 1908, foto av Félix Nadar.jpg
A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países.  Do Prélude à l'après-midi d'un Faune ("Prelúdio ao entardecer de um Fauno"), com que começou a Música moderna, até Jeux ("Jogos"), toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo.
A maior parte de sua obra tardia constitui-se de música de câmara, incluindo três extraordinárias sonatas para violoncelo, para violino e para flauta, viola e harpa.
Por volta de 1887, inicia uma relação com Gabrielle Dupont. Os dois viverão juntos durante quase dez anos embora Debussy levasse uma vida boêmia.
Debussy se separa de Gabrielle para se casar em Paris, com Marie-Rosalie (Lilly) Texier, uma costureira de Bichain, um povoado de Villeneuve-la-Guyard (Yonne), a 80 km ao sul de Paris, onde ele passará os verões de 1902 a 1904.  Lá, Debussy compõe a maior parte de La mer.
Quatro anos mais tarde, ele encontra Emma Bardac, esposa de um banqueiro e ex-amante de Gabriel Fauré, iniciando com ela uma nova relação sentimental.  Deixa, então, Lilly, que, abalada pela separação, tenta se matar com um tiro no peito mas sobrevive.  De todo modo, ele conseguiu o divórcio e se casou com Emma em 1908O casal teve uma filha, Claude-Emma Debussy, apelidada de Chouchou, a quem ele dedicou a suíte para piano Children's Corner.
Emma Bardac, por Léon Bonnat (1903)
A eclosão da Primeira Guerra Mundial roubou-lhe todo o interesse pela música.  Após um ano de silêncio, ele percebeu que tinha de contribuir para a luta da única maneira que podia, "criando com o melhor de minha capacidade um pouco daquela beleza que o inimigo está atacando com tanta fúria."  Seu último trabalho, a Sonata para Violino e Piano L 140, foi executado em maio de 1917, com ele ao piano.
Debussy morreu em 25 de março de 1918, durante um bombardeio de Paris, durante a última ofensiva alemã da Primeira Guerra Mundial.  Pouco tempo depois, em 14 de julho de 1919, também morreria sua filha, Chouchou, de difteria.
O asteróide 4492 recebeu o nome de Debussy.  O nome de Debussy também foi dado a uma cratera do planeta Mercúrio, com mais de 80 km de diâmetro. A cratera foi formada possivelmente pela colisão de um meteoro e é caracterizada por sulcos que se estendem por vários quilômetros, o que seria uma metáfora da influência do músico.>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário