quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Bandeira nacional brasileira

Segundo a wikipedia:
<<A bandeira imperial do Brasil foi criada, originalmente, como pavilhão pessoal do Príncipe Real do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, a pedido de D. Pedro de Alcântara, ainda como príncipe-regente. Seu autor foi Jean-Baptiste Debret, ainda que fontes divirjam sobre um possível coautor: alguns afirmam ter sido José Bonifácio de Andrada e Silva, outros, D. Leopoldina.

Apenas com a sagração de D. Pedro I é que foi substituída a coroa real do brasão pela imperial. A nova bandeira ainda preservava a esfera armilar e a cruz da Ordem de Cristo. Novos elementos foram introduzidos à combinação auriverde: a ordenação de três figuras no campo, bem como os ramos de café e tabaco, ainda utilizados como suportes do brasão nacional.
 
Após a proclamação da República, um dos líderes civis do movimento, o advogado Rui Barbosa, propôs um desenho para a bandeira da nova nação, fortemente inspirado na bandeira dos Estados Unidos. A bandeira era composta por treze listas horizontais alternadas em verde e amarelo, tendo no canto superior, vinte e uma estrelas em campo azul.  Essa bandeira, que foi usada por apenas quatro dias, de 15 de novembro a 19 de novembro de 1889, também chegou a ser arvorada no navio "Alagoas", que conduziu a família imperial brasileira ao exílio.
Em 19/11/1889, o governo provisório brasileiro baixa os primeiros decretos, regulamentando a bandeira, o brasão de armas, o hino e o selo nacionais.
A atual bandeira nacional mantém o campo verde e o losango amarelo da bandeira imperial. Substituiu-se o brasão das armas imperiais pelo círculo que representa a esfera celeste; a faixa eclíptica pela faixa azimutal e a cruz da Ordem de Cristo pelo Cruzeiro do Sul.  O acréscimo da faixa com os dizeres "Ordem e Progresso" é um lema positivista (Auguste Comte) que representa os ideais da república: O Amor por princípio e a Ordem por base e o Progresso por fim.
Embora não houvesse mais modificações quanto às dimensões e as suas formas, a bandeira adotada pelo decreto n° 4, de 19 de novembro de 1889, permanece intacta até hoje, exceto pelo acréscimo de algumas estrelas, no círculo azul, representativas dos novos Estados.>> 

Nenhum comentário:

Postar um comentário