sábado, 2 de novembro de 2013

"Casa Branca"

Segundo a wikipedia:
<<Em 1º de novembro de 1800 foi inaugurada a Executive Mansion e John Adams tornou-se o primeiro presidente norte-americano a morar nela, mais tarde rebatizada de "Casa Branca".  Durante o segundo dia que passou na Casa Branca, Adams escreveu uma carta à sua esposa, contendo uma oração pela casa: "Rezo ao Céu para conceder a melhor das bençãos a esta Casa, e a todos os que a habitarão.  Ninguém pode, senão homens honestos e sábios, governar debaixo deste telhado." (Franklin Delano Roosevelt mandou esculpir a bênção de Adams na cornija da lareira da Sala de Jantar de Estado)
A nova capital da jovem república ficou situada em terras cedidas por dois estados - Virginia e Maryland - tendo ambos transferido a posse dos terrenos para o governo federal em resposta a um compromisso com o Presidente George Washington.
O presidente George Washington ajudou a escolher o local da construção e o arquiteto responsável foi escolhido numa competição que recebeu nove propostas. A honra foi concedida ao irlandês James Hoban. 
O edifício desenhado por Hoban foi claramente influenciado pelos primeiro e segundo andares de Leinster House, um palácio ducal de Dublin, República da Irlanda, o qual é, atualmente, o lugar das duas câmaras do Oireachtas, o Parlamento irlandês.
O primeiro guia oficial, publicado em 1962, sugeria uma ligação entre o Pórtico Sul, desenhado por Hoban, e o Château de Rastignac (possivelmente por sugestão de Thomas Jefferson), um palácio rural neoclássico, localizado em La Bachellerie, na região de Bordeaux.
O edifício foi construído no período compreendido entre 1792 e 1800, pintado de arenito esbranquiçado no estilo georgiano e tem sido a residência executiva de todos os presidentes americanos desde o mandato de John Adams
Um diário conservado pelo comissário de construções do Distrito de Columbia registra que os apoios e as fundações da residência principal foram escavadas por escravos.  Muito do trabalho restante no edifício foi realizado por imigrantes, muitos deles ainda sem a cidadania americana: as paredes de arenito foram erguidas por imigrantes escoceses, assim como as decorações com grinaldas em alto relevo por cima da entrada Norte e o padrão em "escama de peixe" sob os frontões dos remates das janelas.
Quando o palácio presidencial ficou concluído, as porosas paredes de arenito foram revestidas com uma mistura de cal, grude, caseína e chumbo, dando ao edifício a sua cor familiar e o seu nome.
O nome Executive Mansion foi usado em contextos oficiais até que o Presidente Theodore Roosevelt estabeleceu o nome formal, e o nome White House–Washington foi gravado nos artigos de papelaria a partir de 1901.
Foram gastos 232.371,83 dólares americanos ao longo de um período de oito anos de construção, que na atualidade, com os efeitos da inflação, equivaleria a cerca de US$ 2,4 milhões.
Gravura novecentista da Casa Branca

Em 1814, durante a Guerra de 1812, o edifício ardeu quando o exército britânico incendiou toda a cidade de Washington D.C. (em retaliação pelo incêndio dos Edifícios do Parlamento do Canadá Superior na Batalha de York - atual Toronto), destruindo o interior e chamuscando muitas das paredes exteriores.   Dos numerosos espólios levados da Casa Branca apenas dois foram recuperados: uma pintura de George Washington e uma caixa de jóias devolvida ao Presidente Franklin Delano Roosevelt, por um canadense que afirmou que o seu avô a levara de Washington.  A maior parte das peças perdeu-se quando um comboio de navios britânicos afundou no caminho para Halifax, durante uma tempestade ocorrida na noite de 24 de novembro de 1814.
A reconstrução iniciou-se quase imediatamente e o presidente James Monroe mudou-se para a semi reconstruída casa em outubro de 1817.
 
presidente William Howard Taft expandiu a Ala Oeste e criou o primeiro "Salão Oval", o qual foi sendo posteriormente movido conforme a seção ia sendo expandida.
Décadas de pobre manutenção causaram um grande dano à estrutura de tijolo e arenito em volta da armação de madeira.  Em 1948 o palácio presidencial tornou-se tão instável que o Presidente Harry Truman o abandonou, mudando-se para a Blair House, do outro lado da rua.  A reconstrução requereu o desmantelamento total dos espaços interiores, a construção de uma nova estrutura interna em aço e a reconstrução das salas originais dentro da nova estrutura.  Foi instalado ar condicionado central e um abrigo contra bombas. Os Trumans mudaram-se de volta para a Casa Branca no dia 27 de Março de 1952.
 
O termo Casa Branca é usado como uma metonímia para o Gabinete Executivo do PresidenteO código do Serviço Secreto para o local é "crown".
"The White House": pórtico norte
                                                              "The White House": pórtico sul
Jacqueline Kennedy dirigiu a mais extensa e histórica redecoração efetuada no edifício.  Foram selecionados vários períodos do início da república como tema para cada sala: o estilo Federal para a "Sala Verde"; o estilo Império Francês para a "Sala Azul"; o estilo Império Americano para a "Sala Vermelha"; o estilo Luís XVI para a "Sala Oval Amarela"; e o estilo Vitoriano para o estúdio presidencial, renomeado para "Sala do Tratado".
Atualmente, o pequeno grupo de edifícios que acolhe a presidência é conhecido por White House Complex.  Inclui a "Residência Executiva" flanqueada pela "Ala Este" e pela "Ala Oeste".
Poucas pessoas têm noção do tamanho da Casa Branca, uma vez que grande parte do edifício está abaixo do nível do solo ou oculto de outra forma pelo ajardinamento.
No atual timbre, o estilo de escrita das palavras "The White House", com a palavra "Washington" centrada abaixo, remonta à administração do Presidente Franklin Delano Roosevelt.
A propriedade pertence ao National Park Service, que administra parques nacionais e monumentos nos Estados Unidos, e faz parte do "President's Park".>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário